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Como Criar uma Loja Virtual?

Nas últimas décadas houve o uso cada vez mais frequente das lojas virtuais, fazendo com que, nos dias de hoje, esta seja uma das ferramentas mais importantes do dia a dia, pois através dela fazemos diversas coisas, sem que, ao menos, saiamos de onde estamos.

Com esse destaque que a internet recebeu, muitas oportunidades de ganhar uma renda online surgiram, para que você aproveite esta alta e a oportunidade, saiba Como Criar uma loja virtual.

Assim, você terá uma renda, apenas utilizando a internet, diretamente da sua casa ou estabelecimento físico, dando maior destaque a sua marca.

Por que criar uma loja virtual?

Existem muitas lojas digitais sendo criadas todos os dias, em diversos nichos de mercado e é comum que as pessoas se perguntes “Por que criar uma loja online se a física é melhor?”.

Para que você entenda, a seguir te mostrarei algumas vantagens de abrir uma loja online.

Custo-benefício da loja virtual

Para abrir uma loja física é fundamental que investimentos sejam feitos, como na estrutura, alugando um lugar caso o empreendedor não tenha ou investimento em melhoria do espaço.

Com a abertura de uma loja online, você precisa investir em divulgação e outras ferramentas para que a sua loja se destaque, pois, como não haverá visita física, não é necessário investimento em estrutura física.

Funcionamento de uma loja virtual

As lojas físicas têm um horário para o seu funcionamento, normalmente o horário comercias que é das 8 h às 18 h, limitando as vendas a esses horários.

Com a criação de uma loja virtual você pode determinar um horário de funcionamento mais extenso, fazendo com que a possibilidade de vendas aumente, atingindo o público, por exemplo, que passa o dia ocupado.

Além disso, é possível não determinar horário de funcionamento e vender a qualquer hora, sendo o seu negócio considerado como 24 horas.

Longo alcance

Podemos utilizar como exemplo uma loja de roupas da sua cidade, ela é muito conhecida por pessoas que moram perto ou em cidades vizinhas, realizando vendas para este público.

Já as lojas virtuais têm um alcance realmente grande de vender para outros locais, já que podem ser vistas com mais facilidade por pessoas de uma maior distância, abrindo assim os seus horizontes de venda.

Estoque

Para uma pessoa com uma loja virtual o estoque pode ser organizado de forma mais simples, podendo atender a pronta-entrega, caso tenha o item que vendeu ou com uma previsão de entrega para os próximos dias.

Esta é uma parte muito importante, isso por que, o estoque é um dos locais mais caros de uma empresa, pois é onde todo o material de venda está armazenado, merecendo muito cuidado.

Conhece o cliente

Com o monitoramento correto, você passa a conhecer muito mais o seu cliente, montando o perfil deste, gerando ofertas para que a compra seja feita de forma muito mais simples.

Como Criar uma loja virtual?

Esta é a grande pergunta, mesmo parecendo ser simples, é importante que você se atenha a alguns detalhes que são fundamentais para que a sua loja virtual tenha sucesso.

Defina o nicho de mercado

Antes de qualquer outro passo, este é o crucial e a partir dele você começa a dar forma ao seu negócio.

Primeiramente, entenda que o nicho de mercado é a área que você deseja atuar, ou seja, se você quer ter uma loja de roupas, o seu nicho seria este, podendo afunilar de acordo com o seu público-alvo.

Definindo o seu nicho de mercado através de estudo e pesquisa, onde você terá certeza que este é o seu nicho correto, você pode prosseguir com o processo de Como Criar uma loja virtual.

Saiba o segmento

Ofertar um serviço ou objeto de forma geral é bom e pode expandir a sua capacidade de lucro, mas este também pode ser um dos principais motivos de perda de foco no negócio.

Por isso, é fundamental que você saiba em qual segmento atuará. Por exemplo, se o seu nicho de negócio é a alimentação, escolha se este será de comida fitness, almoço ou doces.

Assim, você consegue ser mais específica e montar uma loja, mesmo que virtual, mais focada em um tipo de produto, facilitando as etapas após esta.

Identifique o seu público-alvo

O público-alvo são as pessoas que estarão interessadas no que você tem a vender, ou seja, eles serão os compradores e precisam ser identificado em meios ao publico que deseja comprar.

A identificação pode ser feita através da reunião de características dos seus clientes mais recorrentes.

A título de exemplo, se atente a sua loja do nicho alimentício, observe a idade do seu público, sexo, ocupação e preferência alimentar, a partir disso, você consegue destacar bem quem são as pessoas que estão interessadas.

De forma geral, o público-alvo é tido como um público inserido na sociedade, no qual você tem a oportunidade de vender os seus produtos.

Crie a sua persona

A persona é tida como o seu público ideal, por isso você cria que representa o perfil do seu estabelecimento.

Para criar uma persona é necessário saber itens pessoais como idade, hábitos, crenças, hobbies, hábitos de compra e estilo de vida, por exemplo. Pois, assim você consegue ter a criação de um personagem perfeito para a sua empresa.

Identifique as responsabilidades

Dentro de qualquer empresa existem responsabilidades, como as responsabilidades de transportes, armazenamento e atendimento ao cliente, por exemplo.

Para que cada uma destas funcione da melhor maneira é essencial que você identifique tais responsabilidades, além de conseguir organizá-las em ordem de prioridade.

Pois, desta maneira, será muito mais simples de indicar pessoas capacitadas para trabalhar em determinada área, além de conseguir supervisionar melhor.

Após passar por estas etapas citadas, você consegue ter o mínimo da sua empresa organizado, podendo prosseguir para outras etapas que também são fundamentas para Criar uma loja virtual.

Plataformas de Criação e Gestão de E-Commerce

Loja Integrada

A Loja Integrada é uma plataforma de criação e gestão de lojas virtuais para pequenas empresas e empreendedores.

Todo processo de cadastro e criação da loja é feito diretamente pelo site da Loja Integrada.

Não é necessário qualquer tipo de download ou instalação de sistema para gerenciamento do e-commerce e seu conteúdo, está tudo na nuvem. 

Também não há qualquer taxa de iniciação da loja ou comissão sobre as transações realizadas no site.

A Loja Integrada também é a mais indicada e utilizada por nós, Crie a Sua Loja Grátis.

Wix

A Wix se trata de um site no qual você pode criar um site para o seu negócio, dando um visual mais profissional ao seu site. Contudo, para isso é preciso que você tenha um pouco de noção de programação.

Na Wix você pode ter acesso a hospedagem de qualidade, com diversos modelos que podem ajudar ainda mais no design do seu site.

Nuvemshop

Esta é uma das plataformas brasileiras mais conhecidas do mundo quando o assunto é o e-commerce. Nela você encontra diversos modelos que podem melhorar o design do seu site.

Além disso, ela também tem a sua própria loja de aplicativos, tendo algumas ferramentas que podem te ajudar a aumentar as suas vendas. A Nuvemshop ganhou o prêmio de melhor plataforma de e-commerce de 2022.

Shopify

Este também é um meio de Criar uma loja virtual bem conhecido, a Shopify oferta a possibilidade de alterar o layout da sua página, além de poder incluir recursos como carrinho, que facilitam bastante a vida do cliente.

A Shopify também tem uma loja de aplicativos, onde você poderá encontrar as soluções mais diversas para o seu problema.

Tray

Este também é um site premiado que te ajudará a Criar uma loja virtual, nele você pode fazer os seus banners personalizados, além de fazer também os cupons de desconto e outros elementos que te ajudarão no marketing.

Um diferencial da Tray é que, ela é otimizada para o acesso de dispositivos móveis, facilitando muito a sua vida.

Webnode

Este é um site muito necessário quando o assunto é Criar uma loja virtual, pois nele você encontra ferramentas para a criação de páginas diversas, incluindo as lojas virtuais.

Nele você consegue editar temas de forma rápida, além de colocar os seus próprios produtos a venda. Um grande diferencial é que, é possível criar um domínio personalizado.

Wobiz

Esta é uma plataforma que tem como o diferencial o acompanhamento do marketing online, para que você consiga crescer utilizando as ferramentas lá disponíveis.

Você tem a opção de criar a sua loja sozinho, utilizando as ferramentas, que por sinal são bem intuitivas ou pedir para que a equipe do site fique responsável por Criar uma loja virtual.

Plataformas de apoio para a sua loja

Para que você saiba Como Criar uma loja virtual, é necessário escolher as plataformas na qual a sua empresa irá se inserir. Atualmente existem diversas e, quando são bem utilizadas, podem dar um retorno incrível para o seu negócio.

As redes sociais são um dos principais meio de comunicações atualmente, por isso recebem atenção ao extremo, principalmente entre os jovens. Para que você consiga utilizá-las ao seu favor, é preciso saber mais detalhes sobre as redes sociais.

Instagram

O Instagram é uma das redes sociais mais populares do mundo na atualidade, até o ano de 2020 existiam mais de 1 bilhão de constas ativas nesta rede social, gerando 58 vezes mais engajamento do que o facebook, apontam pesquisas.

Um dado importante é que, pelo menos 71% das empresas americanas se encontram no Instagram, isso por que, o alcance desta rede social é cada vez maior.

Apenas com estes dados conseguimos entender a importância do Instagram quando o assunto é Criar uma loja virtual.

Além do mais, no Instagram você tem diversas ferramentas como os storys, anúncios, publicações, direct para conversas, curtidas e o humor da internet ao seu favor, a fim de tornar um cliente em potencial em seu cliente, de fato.

Facebook

O facebook é uma rede social mais tradicional, tendo em sua maioria como público os adultos. Existem 2,7 bilhões de contas ativas no mundo, sendo 130 milhões delas no Brasil.

Com isso podemos imaginar o alcance que publicações no facebook tem, além de todas as ferramentas como storys, feed, lives, anúncios e até mesmo o Marketplace, que pode ser uma grande ajuda para os empreendedores.

Whatsapp

Esta é uma rede social que não poderia faltar aqui, pois este tem cerca de 2 bilhões de usuários espalhados pelo mundo, até o ano de 2019. Quando o índice é brasileiro, o Whatsapp tem cerce de 120 milhões.

Uma outra vertente do Whatsapp que também faz muito sucesso e que pode te auxiliar no momento de Criar uma loja virtual é através da utilização do Whatsapp business.

Este aplicativo para empresas tem cerca de 5 milhões de usuários, o Brasil fica em segundo neste ranking, perdendo apenas para a Índia.

Isso por que, as ferramentas inclusas nele, como a possibilidade de ver endereço, horário de funcionamento da empresa e até mesmo o que está disponível na sai loja, chamam bastante atenção.

LinkedIn

Esta é uma rede social que tem se popularizado ainda mais, isso por que, através dela muitas pessoas conseguem uma oportunidade de emprego.

Entretanto, o LinkedIn possui grande parte dos seus usuários sem um acesso diário, o que pode ser importante.

Pagamento

O pagamento é importantíssimo para alguém em uma empresa, isso por que é através dele que a empresa reúne um valore referente a manutenção da empresa.

Veja sobre opções de tipos de pagamentos a seguir, para que você escolha o melhor.

Cartão crédito e de débito

O primeiro que podemos falar são os cartões de crédito e de débito, que podem ser muito prático para os seus usuários e não ser tão prático assim para a sua empresa.

É importante que, o valor da maquininha seja cobrado a parte, a fim de que você não perca este valor.

O cartão de crédito fornece a opção de carcela, por isso é fundamental que você e o cliente se atentem a quantidade de parcelas, pois quanto mais, maiores são os juros.

No cartão de débito não existem parcelas, mas é importante se atentar a taxa da maquineta, para que você não perca este valor.

Pix

O pix é uma chave muito popular que pode te ajudar muito no momento de ganhar dinheiro, tendo em vista que o pagamento cai na mesma hora.

O seu Pix pode ser o CPF ou CNPJ, e-mail, número de telefone ou uma chave aleatória.

Para utilizá-lo a favor da sua empresa, basta fornecer o pix da sua conta e o valor que deve ser pago, o cliente passa a pagar e você pode mandar entregar o produto ou serviço.

É importante lembrar que, através do pix não é possível parcelas, pois este é uma transferência de dinheiro, entre qualquer banco, para que o valor cheque no seu internet banking a qualquer hora.

Boleto

Existem pessoas que ainda pagam com o bom e velho boleto, sendo este um meio muito fácil de quitar as dívidas.

Acima você viu os tipos de pagamentos mais utilizados, é importante que no momento de Criar uma loja virtual você tenha o máximo de opções possível, para que esta não seja uma desculpa para o cliente não comprar.

Certificado de segurança

É comum que, pessoas tenham medo quando o assunto é a sua segurança. Pois, é possível que o pagamento e as compras online sejam uma maneira de aplicar um golpe.

Para que a sua empresa não seja vítima deste tipo de afirmação falta, é recomendado que você tenha um certificado de segurança, comprovando que a sua empresa é correta e que a sua intenção é apenas o de venda.

Pode não parecer, mas este certificado aumenta o número de pedidos em lojas e de encomenda de serviços, pois passa confiança e seriedade.

Atendimento

Já chegou até uma loja física e desistiu de fazer a compra pelo péssimo atendimento? Se sim, você sabe que isso pode acontecer também?

É importante que a sua empresa tenha uma pessoa exclusivamente para entre outras coisas, responder aos chats ativos a caixa de entrada das suas redes sociais, assim a resposta é entregue no mesmo momento aumentando consideravelmente a possibilidade de conversão.

Aumente suas conversões com o chat online da JivoChat

Além do mais, seja educada e atenciosa no seu atendimento online, respeitando o tempo do cliente, além de escutar o que o mesmo tem a dizer, pois criticas e elogios podem ajudar muito.

Seja cordial, respeite o tempo de espera para decidir qual produto ou serviço este deseja comprar, tenha uma boa escrita e se for necessário utilize o áudio para explica, mas tenha uma voz suave, falando compassadamente.

Um bom atendimento é importante pois, faz com que o cliente se fidelize, a sua loja tenha mais avaliações positivas, além de ser uma grande ajuda no marketing boa a boca, que é de extrema importância.

Divulgação

No momento de Criar uma loja virtual você deve saber que, a sua marca só é lembrada quando é vista e isso pode ser feito através da divulgação.

Aproveite a divulgação grátis de clientes que repostam os seus produtos ou serviços nas redes sociais, mas também opte por divulgações pagas, como a blogueiras que tenham um longo alcance.

Você também pode escolher ferramentas de divulgação, como o promover do Instagram e o Anunciar do Facebook, pois através deles o seu conteúdo é entregue a mais pessoas.

Conclusão

No texto de hoje eu conversei com você sobre Como Criar uma loja virtual, te dando algumas dicas que podem te ajudar mundo no decorrer deste processo.

Gostou do texto de hoje? Quer saber mais sobre Empreendedorismo Digital? Continue nos acompanhando aqui e nos siga nas redes sociais para ficar sempre informado. Até a próxima!

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Dowglas Ferreira

Dowglas Ferreira

Fundador da Agência Infor SEO, Empresa Especializada em Marketing Digital. Empreendedor Digital, Especialista em SEO e Posicionamento na Internet.

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