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Facebook ADS ou Google ADS

Nos dias de hoje, o mercado da publicidade está contando com uma enorme gama de ferramentas e sistemas para divulgação de produtos e serviços. Mas, qual a melhor opção para anunciar, Facebook ADS ou Google ADS?

E o objetivo continua o mesmo: convencer o consumidor a comprar aquilo que está sendo promovido. E qualquer plano de marketing pode ser alavancado graças a essas ferramentas extremamente poderosas.

Mas para que atinja o sucesso, é preciso desenvolver uma estratégia sólida e, saber escolher entre Facebook ADS ou Google ADS , ou até mesmo as duas ferramentas, pode ajudar bastante. Então confira as dicas que separamos e chegue aos seus objetivos!

Conheça a importância de se investir em mídias pagas

Atualmente estamos vivenciando uma nova geração da internet, conhecida como Web 3.0, que modificou seu conceito para o de uma plataforma. Trazendo inteligência para diversos blogs, redes sociais, e outras mídias.

Quando estas mudanças se iniciaram, uma grande quantidade de empreendedores começou a enxergar esses canais como formas de se aproximar de seus clientes.

Foi então que as empresas de tecnologia notaram as possibilidades que essas plataformas ofereciam, e começaram a vender espaços para publicidade dentro destes sistemas.

Com o passar dos anos, todo esse mecanismo foi aperfeiçoado, novas ferramentas foram criadas e a área foi consolidada, possibilitando o desenvolvimento de publicidade online.

E dentre as mudanças que ocorreram, está a implantação de algoritmos que determinam o tipo de conteúdo mais relevante para cada público. Por esse motivo, investir em publicidade gratuita e tráfego orgânico pode gerar bons resultados. Mas a concorrência aumenta cada vez mais e o sucesso pode levar um tempo consideravelmente longo para acontecer.

Neste caso, investir em publicidade paga pode ser uma das melhores opções para fazer com que seu conteúdo chegue até seu cliente em potencial. Sendo algo essencial para suas campanhas de marketing digital.

No entanto, isso não significa que você deixará de lado as técnicas de SEO ou o tráfego orgânico, mas sim, deverá utilizar ambas para que haja um melhor resultado.

Identificando o melhor canal para mídia paga

Em primeiro lugar, você precisa saber qual é o seu tipo de público. Desta forma conseguirá identificar em que tipo de mídia paga poderá ter resultados mais eficazes.

Verifique e conheça mais profundamente quem serão seus compradores. Estude seus hábitos de compra, comportamentos, idade, hobbies, classe social, assim como qualquer outra característica relevante.

Saiba descobrir qual são seus problemas, dores, angústias, etc., e procure formas de resolver todas essas questões por meio de sua oferta.

Com isso, você irá conseguir desenvolver uma estratégia eficiente, comparando as vantagens que seu produto ou serviço tem em relação ao dos concorrentes.

Um outro ponto importante é a jornada de compra. Para que a venda se realize, você precisa estar atento a qual fase da jornada seu cliente se encontra, para que forneça a ele conteúdos adequados com a etapa em que está, a fim de fazer com que ele avance até chegar na fase final e que a venda aconteça de fato.

Veja nos próximos tópicos, mais informações sobre as duas maiores mídias e descubra qual atenderá mais às suas necessidades: Facebook ADS ou Google ADS.

Google ADS

No ano 2000, apenas três anos após o lançamento do motor de busca, o primeiro serviço da empresa, a Google começa a trabalhar com o Google ADS, anteriormente chamada de Google AdWords.

Após muitas modificações feitas com o passar dos anos, ele passou a funcionar de duas maneiras: com custo por clique (CPC) ou custo por mil impressões (CPM).

Essas duas formas geram custos diferentes ao anunciante, que poderá escolher qual a mais adequada de acordo com o objetivo que deseja alcançar.

Se a intenção for fazer com que o conteúdo tenha um grande alcance, então a ideal seria a CPM. Porém se a intenção é ter contato com cada usuário que já demonstrou interesse em sua oferta ou solução, então o CPC é o mais recomendado.

Agora, para que a campanha dê os resultados que espera, você deverá selecionar uma lista de palavras-chave que tenham relação com o conteúdo de seu anúncio, para que elas sejam trabalhadas, para que o Google faça os cruzamentos necessários e que ele chegue até o público esperado, a fim de resolver seus problemas.

Desvantagens do Google ADS

Uma das desvantagens em utilizar essa mídia para promoção de produtos e serviços é que, não adianta atacar com anúncios agressivos se o que você está divulgando precisa de um tempo maior para que o cliente se convença da compra ou ação.

É importante ter ciência de que esta é uma plataforma voltada para os consumidores em potencial que já possuem algum interesse pela oferta realizada.

Uma outra grande desvantagem, é a falta de retorno sobre anúncios de produtos ou serviços desconhecidos pelo público, publicados na rede de pesquisa.

Para que a divulgação seja eficaz, é preciso que haja conhecimento em relação à palavra-chave utilizada. Para que o usuário combine sua intenção com a solução que sua oferta promete.

Facebook ADS

O Facebook ADS foi lançado em 2007, para que a rede social pudesse se enquadrar no ramo de empresas com ferramentas para o marketing digital.

Com essa mudança, foi possível para as empresas, criar páginas comerciais para a divulgação de produtos e serviços, assim como a veiculação de anúncios dentro do feed da rede.

Assim como nos anúncios do Google ADS, para anunciar no Facebook ADS, você precisa ter clareza sobre seus objetivos, qual será seu público-alvo e o orçamento disponível para esse investimento.

Com o objetivo, podemos determinar qual será o formato de nossa postagem, que tipos de peças gráficas ou audiovisual, informações, links para compra ou contato irão aparecer.

E então, você precisará determinar o perfil de seu público-alvo, por meio da segmentação. Para isso precisará fornecer informações relevantes sobre quem deseja atingir, sendo fundamental também, ter total conhecimento sobre sua persona.

Uma vantagem que esta mídia oferece em relação às outras, é que quando já se tem uma audiência, poderá segmentar seus anúncios com base em seu público atual.

Agora, com relação ao orçamento, você poderá configurá-lo durante a criação da campanha e também informar em quais dias ou em qual período ela será veiculada.

Uma outra grande vantagem é que, o Facebook é a maior rede social do mundo, sendo que no Brasil, mais da metade da população possui ao menos uma conta ativa.

Então, uma enorme variedade de pessoas faz parte da rede e, se o seu desejo é aumentar a audiência, segmentar seus anúncios por lá e acompanhar os resultados, ela pode ser bastante positivo.

Desvantagens do Facebook ADS

Por mais que uma grande audiência seja atingida pelos anúncios publicados, isso não é garantia de que o público está pronto para assumir a compra de fato.

E essa desvantagem acontece devido ao fato de os anúncios aparecerem, em geral, no feed entre uma postagem e outra dos amigos de seus clientes, o que faz com que muitas vezes, ele passe despercebido.

Facebook ADS ou Google ADS – conheça as diferenças

Como você já pôde notar, tanto uma quanto a outra, possui pontos fortes e fracos, mas qual é de fato a diferença entre elas?

A primeira delas é o momento da oferta. É preciso ter ciência de que o público de ambas é bastante distinto, o que tem relação com a fase da jornada de compra.

Normalmente, quando o cliente faz uma pesquisa no Google, ele já está pré-disposto a comprar o item, e está em busca de mais informações. Saber mais sobre algo e conhecer possíveis ofertas relacionadas, ou seja, ele está mais perto do fim da jornada.

Já no Facebook, o usuário não foi impactado ainda pelo produto ou não percebeu a necessidade de adquiri-lo, passando muitas vezes, apenas de relance pelo anúncio, mas sem registra-lo por completo, isso é porque a intenção de compra ainda não foi estabelecida.

Por esse motivo, investir nos dois tipos de mídia é imprescindível, para que o cliente tome consciência de algo e depois queira s aprofundar em relação ao conteúdo.

E o Facebook é muito bom quando se fala em reconhecimento de marca, pois os anúncios podem ser programados para exibição repetida para o usuário, o que fortalece a divulgação da informação, ao contrário do que acontece no Google, que já é preciso saber o que se procura.

Uma outra diferença está relacionada com o formato dos anúncios. Onde no Google, pode ser por meio de rede de pesquisa ou rede de display, enquanto no Facebook, é possível publicar fotos, vídeos, gifs, etc.

Qual delas devo escolher?

E agora chega o momento de escolher: Facebook ADS ou Google ADS? Primeiro, analise quais são seus objetivos com o anúncio, quem será seu público e qual é sua jornada de compra.

Em alguns casos, divulgar uma marca em rede de pesquisa pode não gerar os resultados esperados. Enquanto o mesmo feito por meio da rede social, pode ser mais lucrativo.

No entanto, se deseja promover um produto específico e que já tenha um público definido, os anúncios na internet podem ser uma boa opção.

É possível concluir então que, existem uma série de fatores que devem ser considerados na hora de escolher a melhor ferramenta para publicar anúncios. Sendo uma excelente estratégia, na maioria dos casos, utilizar ambas.

Conclusão

Neste artigo você obteve informações sobre qual plataforma de anúncios escolher: Facebook ADS ou Google ADS.

Caso tenha ficado com alguma dúvida ou deseje expor sua opinião, nos envie seu comentário!

E Se você quer aprender mais sobre Anúncios no Facebook ADS ou Google ADS, acompanhe nossos posts em Digital em Pauta. No Blog nós indicamos o treinamento Fórmula do Negócio OnLine, o mais completo da internet, Clique Aqui e Conheça.

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Dowglas Ferreira

Dowglas Ferreira

Fundador da Agência Infor SEO, Empresa Especializada em Marketing Digital. Empreendedor Digital, Especialista em SEO e Posicionamento na Internet.

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