fbpx
Como dar Aula Online Dicas Ferramentas e Equipamentos

Saber como dar aula online é muito importante para profissionais de qualquer negócio, professores e instituições de ensino diversas que necessitam ensinar à distância e ganhar dinheiro dentro desse mercado.

Você que possui conhecimento em um determinado assunto e deseja repassar isso para pessoas interessadas em aprender mais sobre ele, sendo pago por isso, o aprendizado sobre dar aulas online é essencial.

Existem algumas informações que são importantes para qualquer pessoa que deseje ensinar dessa forma, sejam elas dicas de como dar aulas online, as ferramentas para dar aulas e ainda os equipamentos a serem usados.

Se você realmente quer saber tudo sobre o assunto para aprender de verdade a como dar aulas de forma online com sucesso, adaptando-se a uma demanda cada vez maior do mercado, esse artigo irá ajudá-lo.

Não deixe de acompanhar o texto até o final para dar aula de maneira eficaz e conseguir cada vez mais alunos, caso esteja iniciando nesse ramo.

Dicas para dar Aula Online

Para que você tenha sucesso dando aulas online, é preciso algumas dicas para conseguir deixá-las não só mais objetivas, evitando que fiquem muito extensas, como também mais dinâmicas.

O seu objetivo deve sempre ser prender a atenção do aluno, de modo que ele não perca o interesse em assistir ao conteúdo por completo.

Lembre-se que você irá ter uma grande concorrência de outros professores, ao tentar conquistar os alunos, além dele ter muitos motivos que desviam o foco da aula, como o celular ou a televisão.

No caso de trabalhar para alguma escola ou faculdade, muitos alunos assistem às aulas deitados e se elas não forem realmente interessantes, eles podem até mesmo acabar dormindo.

Por isso mesmo, a seguir você vai ver algumas dicas que farão uma enorme diferença sobre como dar aula online de maneira eficaz.

Use slides como uma forma de guia para dar Aula Online

Muitos professores acham que não devem usar os slides, que são bem tradicionais nas aulas online, quando ensinam pela internet.

Isso é um enorme erro, pois você pode sim fazer uso destes slides nas aulas online como uma forma de guia para elas.

Os slides vão ajudar a guiar não só você, mas também os seus alunos sobre o que está sendo ensinado, permitindo que as pessoas visualizem o conteúdo que está sendo ensinado e possam assimilar ele com maior facilidade.

Entretanto, o que você precisa ter em mente é que os slides jamais podem ser usados sozinhos em uma aula online, mas apenas ser uma forma de guia, sob o risco de deixá-la extremamente monótona e desinteressante.

Pense em como uma aula pode se tornar chata com uma pessoa falando por uma hora e passando slide, enquanto tem que assisti-la pela internet, na comodidade de casa e podendo deitar a qualquer minuto.

Além dos slides, você precisa também ter recursos extras para que seja possível tornar a aula online mais dinâmica para os alunos.

Os vídeos são ótimos recursos para manter a atenção dos alunos

Um outro recurso que poderá ajudar muito você a como dar aulas online de maior qualidade é o uso de vídeos, que auxiliarão a manter a atenção dos alunos.

Aprenda YouTube Passo a Passo: -> Clique Aqui <-

Os brasileiros, mais de 90% dos que utilizam a internet, veem vídeos online, então esse é um recurso que tem muito a acrescentar juntamente com a apresentação em slides.

O uso de vídeos com slide, falando sobre o tema da aula, serve muito para manter o ensino mais dinâmico e o foco do aluno.

Existem muitas ferramentas hoje em dia que permitem que você crie vídeos com animações e outros recursos, como é o caso dos slides.

Você ainda pode encontrar muitos vídeos explicativos a respeito do tema da sua aula, o que vai facilitar o ensino.

Faça o planejamento dos conteúdos adequando eles aos meios online

Você deve sempre ter em mente que o planejamento dos conteúdos que serão ministrados precisam estar de acordo com os meios virtuais.

Isso serve também para o caso de você já ter planos de aula, que ministrava presencialmente, e replanejá-las para os meios online.

As aulas vão sim sofrer modificações, ainda mais com o passar do tempo e dependendo de como cada turma lida com os conteúdos, então é importante que você sempre planeje bem a forma como vai passá-los aos alunos.

Sempre pense, como mencionado anteriormente, naqueles recursos que mais ajudam a manter a atenção dos alunos às suas aulas, fazendo uso também de práticas inovadoras voltadas ao ambiente virtual.

O objetivo deve sempre ser deixar as aulas realmente descontraídas, ainda mais no momento de adaptação dos seus alunos para o estudo online.

Esteja com tudo bem preparado para dar Aula Online

Um erro que muitas pessoas que desejam saber como dar aula online de maneira eficaz cometem é não preparar-se corretamente.

Você precisa sempre verificar se tudo aquilo que vai usar durante a aula, como os vídeos ou mesmo os links que irá abrir conteúdos para os alunos, estão funcionando da forma certa.

Isso irá evitar muita dor de cabeça, constrangimento da sua parte e ainda que os alunos o vejam como alguém sem profissionalismo.

Já pensou se no momento de passar um vídeo importante o arquivo ou o link não abre?

Os alunos irão achar que você fez tudo sem nenhum planejamento, o que pode fazer com que muitos abandonem as suas aulas, buscando outros professores.

Além disso, a falha em qualquer recurso que você tenha a usar pode acabar tirando a interatividade e o dinamismo da aula, o que é muito ruim para a experiência dos alunos.

Ferramentas para ministrar aulas online

Para que você possa realmente dar uma boa aula online, a ferramenta que será utilizada precisa ter muita qualidade.

Ninguém deseja assistir aula online por meio de uma plataforma que a todo momento fique instável ou que trave demais, então é preciso saber como escolher as melhores para ensinar aos seus alunos.

A seguir, serão mostrada algumas das ferramentas de mais qualidade e com melhores recursos para serem usadas para dar aula online.

Acompanhe!

Google Classroom

O Google Classroom ou Google Sala de Aula é considerado como uma das melhores ferramentas para dar aula online, já que você irá fazer a transmissão realmente como se estivesse em uma sala de aula, mas virtual.

Você poderá optar entre uma das duas versões que existem: a que é grátis ou a que é paga.

Seja qual for a opção escolhida, você irá precisar ter uma conta ativa no Google, assim como os seus alunos.

No caso da versão paga, ela em geral é adquirida pelas próprias instituições de ensino, escolas ou faculdades, e o acesso é feito pelo professor através de um e-mail institucional.

A versão gratuita é a mais usada por quem está começando dar aulas online por conta própria, atendendo muito bem às expectativas e ao que necessitam o professor e os seus alunos, sendo muito similar a uma aula presencial.

A cada turma que você cria é possível fazer a postagem de avisos e de mensagens, além de responder a qualquer dúvida que tenha o aluno, enviar atividades que tenham ou não testes, corrigir atividades, etc.

As aulas poderão ser transmitidas através do Google Meet, uma plataforma do próprio Google que em breve vai estar totalmente integrada com o Google Classroom.

Microsoft Teams

Além do Google Classroom, uma outra opção de ferramenta muito eficaz para dar aulas online é o Microsoft Teams.

Ela é muito parecida com a ferramenta anterior, entretanto, ao contrário do Classroom, no qual a videoconferência ocorre no Google Mets, no caso da Microsoft Teams ela acontece na própria plataforma.

O acesso a essa ferramenta pode ser feito via computador ou smartphone, bastando aos alunos e a você, professor, baixar o aplicativo para dispositivos com sistema iOS ou Android.

Você poderá utilizar a versão grátis da ferramenta, que é bastante completa e ajuda muito a dar aulas online de maneira eficaz.

As ferramentas existentes para atender às demandas de uma sala de aula são: chat direta com os alunos, videoconferência, possibilidade de armazenamentos de arquivos, entre outros.

Um ponto que pode ser descrito como negativo é que você não poderá gravar as aulas ou ainda agendá-las ao optar pela ferramenta grátis.

O Pacto Office, que engloba o Word, o Excel e o Power Point, é integrado ao Microsoft Teams, então o aluno poderá fazer as atividades passadas pelo professor dentro da formatação de cada programa e enviá-las já prontas.

Você precisará ter um e-mail institucional, que contenha o domínio da instituição de ensino, para criar uma conta na plataforma pelo segmento de educação.

Isso significa, portanto, que essa é uma opção válida no caso de você estar ensinando online por meio de uma instituição de ensino, seja uma escola ou universidade.

Zoom

Essa é uma ferramenta cada vez mais usada para ministrar aulas online, principalmente em época de pandemia, fazendo então com que ela venha a se tornar bastante popular.

O Zoom é muito utilizado nesse período de pandemia não só para transmissões ao vivo das aulas online, mas também para fazer reuniões de trabalho, tendo tido um crescimento muito grande desde 2020.

Você poderá criar links para as salas privadas no Zoom, compartilhando elas com os seus alunos, para que eles possam ter acesso às aulas.

Uma das maiores vantagens do Zoom, o que explica ele ser um dos preferidos para aulas online, é que ele torna possível a participação em reuniões.

O aplicativo é compatível com dispositivos de sistemas iOS e Android, permitindo reunir um número máximo de 100 pessoas em uma sala e com um limite de reunião de 40 minutos.

Skype

O Skype trata-se de uma ferramenta clássica para fazer vídeochamadas, tendo se popularizado bastante no início da década passada, como uma forma das pessoas comunicarem-se estando a longas distâncias.

Em época de pandemia, o Skype voltou aos holofotes com o uso das pessoas para fazer reuniões e dar aulas online, com mais de 40 milhões de usuários conectados diariamente.

Por meio do Skype, você vai poder reunir até 50 pessoas em um único local para dar aula online, sendo que o aplicativo pode ser baixado em qualquer dispositivo com sistemas iOS, Mac, Android e Windows, além de ter uma versão web.

Equipamentos para dar aulas online

Após ver quais são as melhores ferramentas para aulas online, agora é o momento de saber quais os equipamentos que você precisa usar para essa finalidade.

Existem alguns equipamentos que são bastante básicos e necessários para qualquer pessoa que queira aprender a como dar aula online.

Esses equipamentos básicos são os seguintes:

  • Notebook
  • Câmera ou a webcam do seu notebook
  • Microfone de ótima qualidade

A maioria das pessoas consegue transmitir uma aula online apenas tendo um notebook em mãos, considerando que o equipamento já possui um microfone e uma webcam que são acoplados.

Há também a possibilidade, caso seja necessário, de dar aula online fazendo uso do smartphone, seja ele de qual marca for, mas é preciso dizer que poderão surgir alguns problemas.

É o caso de não ser possível que você explore todos aqueles recursos que poderia, o que vai fazer com que a sua aula fique muito menos dinâmica.

Por exemplo, você não vai poder fazer a transmissão de vídeos e de slides, o que fará com que a aula perca muito em qualidade e isso não é algo que dê para deixar de lado.

Quando você escolhe equipamentos que realmente sejam adequados para uma aula online, então terá a certeza de que a transmissão vai ser a melhor para os seus alunos.

Tudo isso vai fazer com que eles mantenham o interesse na aula do início ao fim, fazendo com que voltem para as próximas aulas com vontade de assisti-las, após ter avaliado a qualidade delas.

Além desses equipamentos básicos, há muitas outras que poderão ser usadas por você para lhe auxiliar a dar aulas online e ajudar no aprendizado dos seus alunos.

A seguir, elas serão mostradas mais detalhadamente.

Trello

Se há uma ferramenta que ajuda bastante qualquer pessoa ou empresa em seu trabalho, ainda mais com o objetivo de melhorar bastante a produtividade, é o Trello.

Você poderá fazer uso dessa ferramenta para as suas aulas online, o que vai ajudar muito no gerenciamento total que precisa ser feito para garantir a eficácia do ensino.

O Trello Business Class é uma versão especial e totalmente gratuita dessa ferramenta que ajuda as pessoas no gerenciamento das aulas e também das atividades a serem realizadas pelos alunos.

Portanto, vale muito a pena conhecer mais sobre o Trello e fazer uso dele para ajudar nas suas aulas online.

Google Drive

O Google Drive é mais uma ferramenta que você vai poder usar para auxiliar nas suas aulas online e o melhor de tudo é que ela é gratuita.

Você poderá usar essa ferramenta do Google para estar disponibilizando para os alunos todos os documentos e os arquivos que sejam necessários para se fazer o download, sejam atividades ou mesmo mapas de aulas.

Os alunos vão ter acesso a esses documentos de onde estiverem e não importa qual dispositivo utilizem, o que é algo que conta muito a favor do Google Drive.

Plan Board

O Plan Board trata-se de um aplicativo que você pode utilizar como uma forma de auxílio para o planejamento e para a organização das aulas online, sendo importante para sempre saber o que irá ensinar naquele dia.

Essa ferramente irá fornecer para você uma espécie de calendário, por meio do qual é possível estar administrando os temas que vão ser abordados em cada dia da semana e em qual dia exatamente.

Evernote

O Evernote é um aplicativo que pode ser usado por você como sendo uma ferramenta para dar apoio às aulas online, já que ele permite que sejam feitas anotações de forma totalmente digital e fácil.

Assim, você poderá fazer essas anotações e depois compartilhá-las de forma digital com os seus alunos, o que vai auxiliá-los bastante.

O Evernote pode ser ainda usado como uma preparação para fazer planos de estudos, sendo que é possível ter acesso a tudo o que você anotar no aplicativo de qualquer dispositivo, já que as anotações vão para a nuvem.

Isso traz muito mais segurança e maior agilidade para você no momento de fazer o compartilhamento de informações.

Conclusão

Como você viu, muitas pessoas desejam saber como dar aula online, seja através das instituições de ensino nas quais atuam, ou ainda como profissionais autônomos, que estão buscando ganhar dinheiro com aulas na internet.

Neste texto, você pôde ver algumas informações muito importantes a respeito do tema, como é o caso das melhores dicas para dar aula online, as ferramentas que podem ser usadas para transmitir as aulas e os equipamentos necessários.

Tudo isso vai fazer uma enorme diferença no resultado que você vai alcançar com as suas aulas, portanto, atente-se bem ao que foi passado aqui.

Gostou do artigo de hoje sobre como dar aula online?

Para ler mais conteúdos relacionados, confira nossas pautas digitais com dicas sobre Negócios e Empreendedorismo.

Nome
Comentário
Dowglas Ferreira

Dowglas Ferreira

Fundador da Agência Infor SEO, Empresa Especializada em Marketing Digital. Empreendedor Digital, Especialista em SEO e Posicionamento na Internet.

Compartilhe este Post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp

Quer ter Sucesso em seu negócio online?

Cadastre-se e Receba Gratuitamente em Seu e-mail dicas de Marketing Digital que vão ajudar a alavanar o seu Negócio OnLine, receba também o nosso e-book com o passo a passo para criar sua primeira campanha no facebook

Explore ainda mais nossos artigos

Core Web Vitals Prepare se para a atualizacao do Google
Marketing Digital

Você sabe o que significa Core Web Vitals? A atualização do Google tem chamado muita atenção de pessoas que trabalham

Continuar Lendo »
Como dar Aula Online Dicas Ferramentas e Equipamentos
Negócios

Saber como dar aula online é muito importante para profissionais de qualquer negócio, professores e instituições de ensino diversas que

Continuar Lendo »
builderall funciona
Marketing Digital

O Builderall 5.0 Funciona ? Builderall Vale a Pena? Essas são perguntas muito repetidas entre os iniciantes no mercado do

Continuar Lendo »
Quanto Custa Fazer um Site para Meu Negocio
Marketing Digital

Uma das maiores dúvidas de quem deseja começar um negócio digital ou quer migrar o seu para o mundo virtual

Continuar Lendo »

Deseja impulsionar o seu negócio OnLine?

Conheça as ferramentas que nós utilizamos e os treinamentos que nós Recomendamos.

CTA post

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Nosso site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação.
Criado por WP RGPD Pro

NÃO VÁ AGORA😬!

Fique por dentro das novidades do Marketing Digital, tendências e oportunidades de negócio. Baixe de graça o E-Book Guia completo para criar sua primeira campanha no Facebook!
Inscreva-se e receba o nosso e-book com o passo a passo para criar sua primeira campanha no facebook e no instagram
Telegram
Telegram