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Estrategias de Marketing Digital para Pequenas Empresas

O marketing digital para pequenas empresas é essencial para que estas se desenvolvam no mercado.

Por isso a busca para elaborar boas estratégias de marketing é enorme no mercado atual.

E com razão, essas estratégias são peças chave de um negócio e sem elas, essas pequenas companhias não irão crescer.

Veja bem, a presença na internet é imprescindível para uma organização fazer sucesso nos dias de hoje.

O Brasil figura o ranking dos países em que há mais pessoas ativas na internet e por mais tempo.

Nos dias de hoje grande parte do que fazemos no dia a dia é feito online.

Por isso há uma aposta tão intensa das empresas, grandes, médias ou de pequeno porte, para estar presente no mundo virtual.

Passou-se do tempo em que as estratégias eram apenas para usuários de desktop, com a intensa presença dos smartphones nas nossas vidas, o foco ampliou bastante.

Fazer uma boa campanha do catálogo de produtos ou serviços na internet, é garantir uma boa visibilidade para a empresa e consequentemente, conseguir mais vendas e um faturamento mais amplo.

Confira no texto a seguir quais são os benefícios de adotar estratégias de marketing digital para pequenas empresas e também conheça as mais eficazes para o seu negócio.

Quais são as vantagens de ter Marketing Digital para Pequenas Empresas?

Com o advento da internet, muitas relações sociais e comerciais foram alteradas, percebendo isso as empresas migraram para os ambientes virtuais também.

Essa migração foi necessária para ficar mais próximo do cliente, conhecer melhor as necessidades do público e ganhar mais visibilidade para a companhia.

As pequenas empresas necessitam estar online e com estratégias bem eficazes, para focar no desenvolvimento da sua estrutura.

Confira algumas vantagens de ter estratégias de marketing digital para pequenas empresas.

Segmentação do Público

Segmentar o público é um processo vital para o melhor funcionamento da empresa.

Isso acontece porque você vai estar direcionado para o público que atende o perfil da sua companhia.

É uma das grandes vantagens do marketing digital, pois antes disso a segmentação era mais difícil.

Agora é possível ser mais seletivo na segmentação e assim atingir os clientes que atendem o perfil necessário.

Torna-se mais simples segmentar pelo simples processo de interação com o usuário.

Em etapas diferentes, esse processo vai se concretizando pelas dicas que o usuário vai deixando ao acessar os materiais que a empresa foi disponibilizando.

Presença na internet

As companhias que já são consagradas como gigantes, não necessitam de tanto esforço quanto as pequenas e médias empresas para chamar atenção dos clientes.

Embora haja uma necessidade maior de obter visibilidade na rede, é justamente pelas facilidades que a internet oferece que esse trabalho se torna menos árduo.

Isso acontece pela quantidade de tempo que milhões de pessoas passam conectadas na internet.

Além do mais a internet ainda facilita na parte financeira, as empresas pequenas e médias não vão precisar gastar tanto para conseguir que os usuários as notem.

É preciso que haja a construção de uma identidade virtual, a partir disso os consumidores que já tiveram experiência com a sua empresa ou negócio, vão acompanhar quais as inovações criadas pela companhia.

Perceba que o foco não é só atrair os consumidores e realizar uma venda, mas sim manter com eles uma relação pós compra, para que assim você consiga construir um público fiel.

A dica é construir estratégias baseadas nas redes sociais para manter essa presença na internet.

Esses canais de mídia são ferramentas poderosas no planejamento de marketing de uma empresa.

Credibilidade da marca

O marketing digital para pequenas empresas tem como um dos principais focos a construção da credibilidade da marca.

Esse processo de construir credibilidade é diretamente relacionado com a consolidação de um negócio no mercado.

Você precisa mostrar que a sua companhia é uma referência na área de mercado em que ela atua.

Para isso é preciso de muito trabalho duro e provar que a empresa é capaz de oferecer serviços de qualidade.

Veja bem, uma organização que tem credibilidade se torna uma autoridade no mercado.

Logo, um cliente satisfeito com a sua marca vai te recomendar para amigos, familiares e até colegas de trabalho.

A partir do momento em que você se tornar reconhecido o suficiente a ponto de virar recomendação, é que vai ser possível saber que o seu negócio se consolidou.

Além de aumentar a clientela, o financeiro da sua companhia vai subir exponencialmente.

O marketing digital entra nessa parte no processo de alimentar:

  • Site e blog corporativos;
  • Marketing de conteúdo;
  • Mídias sociais.

Ser capaz de competir com empresas maiores

Competir com empresas gigantes do mercado é uma tarefa que parece impossível para as pequenas companhias.

Entretanto, na internet isso é possível sim de se realizar.

As estratégias de marketing digital para pequenas empresas tornam possível essa competição.

Embora uma companhia pequena não possa competir com uma gigante por falta de recursos, é possível fazer uma campanha de marketing bem sucedida sem gastar muito.

O segredo para isso é fazer um planejamento estratégico excepcional, para assim perceber e formular de forma eficaz as estratégias de marketing.

Fidelização dos clientes

Como dita anteriormente, o intuito do marketing digital para pequenas empresas não é apenas atração e conseguir uma venda, embora essas sejam peças chave.

Transforme os visitantes do seu site em clientes

Há também a busca por fidelizar o cliente, ou seja, construir uma relação entre empresa e consumidor mesmo após a compra ter sido concluída.

Para conseguir isso em primeiro lugar é preciso que os produtos/serviços da organização sejam de qualidade e agreguem valor à vida do consumidor.

É preciso atender as necessidades do cliente, sanando suas dores e oferecendo algo inovador.

Além disso há pequenas técnicas para conseguir essa fidelização, como promoções, cupons de desconto, ofertas especiais.

O foco é promover uma experiência diferenciada para o consumidor, marcando-o de uma maneira que sua marca se torne importante para ele.

Outro foco que já foi citado anteriormente é o processo de recomendação da sua marca para a rede de contatos dos clientes.

Se ele gostar do produto ou serviço que você ofereceu, as chances de recomendação para amigos, familiares e colegas de trabalho são enormes, aumentando ainda mais sua visibilidade.

Quais são as melhores estratégias de Marketing Digital para Pequenas Empresas?

Até aqui falamos dos benefícios e possibilidades que o marketing digital oferece para as pequenas empresas.

Agora vamos focar nas estratégias, especificamente em quais são as melhores e mais eficientes. Confira.

Marketing de conteúdo

A construção do conteúdo é essencial no relacionamento cliente e companhia, por isso é preciso utilizar o marketing de conteúdo.

Essa estratégia é tida como um diferencial para as pequenas empresas, pois é a parte comunicativa onde o cliente vai conhecer mais sobre os seus produtos e serviços.

Por isso você precisa focar no que é importante, informações pertinentes que o consumidor precisa saber para tomar a decisão da compra.

Melhorando os termos, você não vai apenas oferecer um produto ou serviço, mas sim buscar solucionar um problema que o cliente tem.

Por esse motivo é preciso construir conteúdos que agreguem valor à vida do consumidor.

Você pode dividir em 3 categorias para assim facilitar a produção dos conteúdos.

  • Solução de problemas – Aqui o foco é solucionar um problema que o consumidor tem, nesse caso o seu conteúdo precisa atender essa necessidade de suprir as dores do cliente;
  • Esclarecimento de dúvidas – Muitas pessoas acessam sites em busca de respostas ou para esclarecer dúvidas, e esse deve ser um dos focos das suas postagens;
  • Curiosidade/diversão – Há os que estão acessando simplesmente por curiosidade ou diversão, e é preciso direcionar o conteúdo para essa classe de pessoas também.

Essa estratégia é bastante eficaz e apresenta benefícios grandes para as pequenas empresas.

Por isso você não pode deixar de utilizar o marketing de conteúdo se busca alavancar seus negócios.

As vantagens dessa estratégia são:

  • Ajuda a ranquear as suas páginas nas pesquisas;
  • Auxilia no avanço do usuário e possíveis clientes (leads) pelas etapas da jornada do consumidor;
  • Torna a sua marca uma referência;
  • Constrói um relacionamento com as personas;
  • Melhora a imagem da sua companhia.

Lembre-se de que só será possível alcançar esses benefícios se você realmente gerar conteúdos de qualidade, que sejam capazes de agregar valor à vida dos que irão ler.

SEO

SEO ou Search Engine Optimization, é uma ferramenta do Marketing Digital amplamente usada pelos redatores, talvez seja a mais utilizada, dentre tantas ferramentas existentes no Marketing On-line.

A premissa é simples, utilizar o SEO vai te proporcionar (Com o tempo), a melhorar a sua posição do ranking dos resultados dos buscadores. (Google, Bing, entre outros).

É importante lembrar que o SEO é uma ferramenta de uso contínuo, não basta usar uma vez perdida na estrutura do seu artigo, é preciso usar sempre.

Essa ferramenta, aliada ao Marketing de conteúdo, se torna uma estratégia poderosa para você que busca maior visibilidade.

O SEO se ramifica em duas formas, que podem ser o SEO On Page e o SEO Off Page, explicarei melhor a seguir.

O conceito de SEO On Page não é algo difícil de compreender, em um resumo sucinto, é basicamente toda ação que você realiza a fim de potencializar o fluxo de tráfego orgânico no seu site ou blog.

É simples, o SEO é um conjunto de técnicas de otimização, ao aplicar o SEO On Page no seu site, que são ações como:

  • Tag Tittle – É o título da sua página, onde você vai precisar escolher um que chame a atenção e instigue uma pessoa que está fazendo pesquisa, a clicar o seu site.
  • Palavras-Chave – A ferramenta mais conhecida do SEO, é uma poderosa aliada para conseguir visibilidade
  • Conteúdo de qualidade contendo imagens e vídeos, por exemplo
  • Heading Tags – São os títulos e os subtítulos das páginas.
  • Meta description – O conceito parece complicado, mas não é. Meta description são apenas aqueles textos que acompanham o título nos resultados dos buscadores. Ele precisa ser estruturado de uma forma que convença o usuário.

Você entra no radar de bons conteúdos de um buscador, tomando o Google como exemplo.

Para simplificar ainda mais as coisas, o ON PAGE é a parte estrutural do seu site/blog.

 Um dos exemplos mais práticos que posso te dar, é a parte do carregamento das páginas, quanto maior o tempo que uma página leva para carregar, menores a sua chance de conseguir uma venda, por exemplo.

Junto com o SEO On Page, existe o SEO Off Page, essa estratégia já busca intensificar o fluxo de visitas do seu site ou blog, utilizando formas que vão além do conteúdo que você compartilha.

Assim como o ON PAGE, o OFF PAGE é um conjunto de estratégias, os dois possuem a mesma finalidade: Otimizar a sua posição nos resultados dos buscadores.

Os dois se relacionam, um ponto vital para ter um bom uso do OFF PAGE é criar conteúdos que sejam de fato relevantes e tenha qualidade, assim você vai se tornar uma referência no mercado.

Ao se tornar referência, ao construir essa imagem de autoridade, um outro site vai te recomendar, usar seu conteúdo como referência.

E você vai fazer o mesmo, é uma troca, um compartilha o link do outro e assim há um acordo de ganho mútuo no tráfego de ambos.

Você também pode fazer a divulgação dos seus links utilizando as redes sociais, são aliadas poderosas no processo do OFF PAGE.

Inbound Marketing

Inbound Marketing ou marketing de atração, é um conjunto de estratégias desenvolvidas no intuito de fazer com que o cliente procure a empresa.

O conceito difere muito do Outbound Marketing “Conjunto de estratégias do marketing tradicional, onde a empresa “joga a rede” ao invés de lançar a isca e esperar o peixe morder.

A principal estratégia do Inbound é o marketing de conteúdo, sobre o qual já falamos anteriormente.

Isso porque o principal foco do marketing de conteúdo é a criação de conteúdos de qualidade, que sejam relevantes para a vida do consumidor.

Então, se você deseja atrair novos clientes para assim conquistá-los com os seus conteúdos relevantes, o Inbound é a estratégia mais adequada para você, visto que com ela é possível atingir metas que não são alcançadas usando o marketing tradicional.

O Inbound Marketing trabalha com 4 objetivos principais, que são:

  • Atrair
  • Converter
  • Fechar
  • Encantar

Esses 4 pilares se relacionam, formando assim o método essencial do Inbound. Funciona assim:

Primeiro é preciso atrair visitantes, para isso são usadas estratégias como: Blog, palavras-chave e redes sociais. Nessa etapa você vai utilizar veículos de comunicação vinculados ao uso de SEO no desenvolvimento dos seus conteúdos, a fim de aumentar o tráfego orgânico para o seu negócio.

Em seguida é preciso que você consiga a conversão dos visitantes em Leads (Para quem não sabe, um Lead é um cliente em potencial). No momento em que o visitante assinou seu newsletter, ele passou a receber o seu conteúdo atualizado e com conteúdo relevante para ele.

O próximo passo é o fechamento. Após o lead receber os conteúdos que sejam relevantes para ele e for se tornando propenso à compra, é preciso partir para o ataque e fechar o negócio, tornando o lead em cliente.

Por último e mais importante, é fidelizar o cliente. Não pense que só porque você realizou a venda que agora é partir para começar tudo de novo e atrair um cliente novo e esquecer o antigo. Quem segue esse pensamento pode se dar muito mal. Se você continuar alimentando o cliente que já realizou a compra com conteúdo de qualidade, ele vai consumir de novo e assim se tornar fiel à sua marca.

Se você já conhece um pouco da área do marketing digital, é possível notar que as melhores estratégias estão aqui, como marketing de conteúdo e SEO, por exemplo.

Com o Inbound marketing você estará entrando no mercado com força total, inter-relacionando essas estratégias poderosas para assim fazer com que o cliente venha até você.

Outra grande vantagem do Inbound é que ele é 62% mais barato do que o marketing tradicional.

Conclusão

O marketing digital para pequenas empresas é altamente requisitado, como você viu no texto.

Por isso as pequenas e médias organizações buscam apostar em campanhas eficazes, a fim de conseguir competir com as gigantes do mercado.

Embora haja visível desvantagem na questão dos recursos, a internet promoveu uma facilitação para quem tem companhias menores e quer ficar em pé de igualdade com as grandes empresas.

O marketing digital vai oferecer várias estratégias e estas são cheias de benefícios para alavancar o seu negócio.

Ignorar essa área é impedir que a sua companhia se desenvolva, pois o trabalho do marketing é justamente o crescimento e a consolidação de empresas.

Já conhecia ou aplicava estratégias de marketing digital na sua organização? Se ainda não fazia, não perca mais tempo e comece agora mesmo.

Gostou do texto e deseja ler mais sobre Marketing Digital e Empreendedorismo Digital? Não deixe de visitar nossos outros posts falando sobre assuntos relacionados ao marketing digital.

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Dowglas Ferreira

Dowglas Ferreira

Fundador da Agência Infor SEO, Empresa Especializada em Marketing Digital. Empreendedor Digital, Especialista em SEO e Posicionamento na Internet.

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