fbpx
Marketing De Afiliados O que e Como comecar Vale a Pena

O marketing de afiliados é uma modalidade do marketing digital utilizada para expandir o número de vendas de um produto.

Além de ser uma forma de trabalho bastante procurada para quem deseja ganhar uma grana extra ou mesmo trabalhar apenas com isso.

É uma das várias oportunidades que a internet oferece para quem quer ganhar dinheiro.

O principal intuito dessa modalidade é ampliar a visibilidade de um produto, expandindo seu alcance no meio online.

Isso é feito por meio de canais de comunicação, tais como blogs, redes sociais, sites, entre outros.

Vamos ser sinceros, vender um produto na internet não é a tarefa mais simples do mundo se você não é uma empresa ou marca de sucesso.

O consumidor tem sempre um pé atrás quando se trata de realizar uma compra de um infoproduto, oferecido por um produtor digital, independente se isso seja feito em uma plataforma grande como a hotmart.

O marketing de afiliados busca romper essa barreira que ainda perdura no meio das vendas virtuais.

O produtor vai desfrutar das vantagens que as propagandas feitas pelos afiliados vão gerar em cima de seus anúncios.

Assim como o afiliado também irá lucrar, afinal, ele vai ganhar por comissão por cada compra realizada a partir do seu link de divulgação.

Esse texto tem como intuito falar mais sobre essa modalidade do marketing digital que é tão popular e adotada por inúmeras pessoas que buscam uma forma de ganhar dinheiro na internet.

O que é o Marketing de afiliados?

Vimos até aqui conceitos introdutórios sobre esse tema, agora vamos aprofundar mais nessa modalidade do marketing digital.

Marketing de afiliados é um mercado amplo que ainda está em expansão na internet.

Ele consiste em uma relação bilateral de ganho mútuo, onde há um produtor digital e um afiliado.

Entretanto, não é apenas um produtor que pode participar dessa relação, mas também uma empresa que quer fazer a divulgação de um produto.

Uma companhia também pode cadastrar produtos no mercado de afiliados.

O produtor digital ou Infoprodutor

Parte essencial da relação do marketing de afiliados, o infoprodutor é uma pessoa comum, como qualquer um de nós, que possui conhecimento em determinado assunto e quer compartilhá-lo com o mundo.

Claro que esse compartilhamento não é gratuito, ele irá criar um produto digital ou infoproduto, e comercializá-lo na internet.

Esse produto normalmente é um curso sobre algum tema, um e-book, áudio-book, aulas gravadas, entre outros. Um bom exemplo de infoproduto é o Curso Net Milionário.

O produtor digital não precisa ter um diploma universitário ou técnico, mas precisa ter amplo e profundo conhecimento do assunto que vai falar.

Claro que o diploma faz um diferencial na autoridade da pessoa em discutir determinado tema, mas não é exatamente necessário.

O trabalho do infoprodutor não é brincadeira, afinal, produzir conteúdos requer tempo, foco, atenção e paciência.

Outras virtudes necessárias são organização e criatividade para gerar produtos inovadores, que não se enquadrem na mesmice que já existe no mercado.

Após concluir a produção o infoprodutor irá lançar a sua mercadoria em alguma plataforma que possua um bom programa de afiliados, como a Hotmart, por exemplo.

A partir daí vão surgindo afiliados para começar o processo de divulgação do produto.

Claro que o próprio produtor pode fazer a sua propaganda por meio de mídias digitais, mas o marketing de afiliados oferece uma visibilidade muito mais ampla do que ele conseguiria sozinho.

O afiliado digital

Estes são os responsáveis pela parte da divulgação utilizando estratégias eficazes do marketing digital.

O intuito desses profissionais é dar maior visibilidade para o produto e, dessa forma, conseguir vender o máximo possível.

A cada venda feita a partir de um link que o afiliado disponibilizou para o público, ele vai ganhar uma comissão em cima dela.

Um afiliado, assim como um produtor, não precisa ter formação, diplomas ou nada disso, mas é necessário que ele estude sobre marketing digital, mesmo que em casa.

O afiliado vai utilizar as ferramentas e plataformas virtuais existentes para alcançar um público maior, desde redes sociais até blogs, banners, entre outros.

Entretanto, a estratégia que ainda permanece a mais eficiente na hora de conseguir conversões é a utilização de um blog.

No blog, o afiliado poderá utilizar técnicas do marketing digital, tal como publicações de texto com SEO para melhorar o ranqueamento do blog nas pesquisas do Google.

Usar o marketing de conteúdo para produzir um texto que encante e convença o leitor a realizar a compra é essencial.

Além de poder fazer parcerias com outros blogueiros para fazer a divulgação em blogs de terceiros.

Há inúmeras possibilidades para quem quer fazer uma boa campanha de divulgação de um produto digital.

Outra estratégia do blog é comprar um domínio, pois dessa forma você vai passar uma imagem de confiabilidade e segurança para que o visitante se sinta seguro para realizar a compra.

A peça chave para o sucesso da divulgação é utilizar o inbound marketing, também conhecido como marketing de atração, para atrair e conquistar mais possíveis clientes.

O cliente

Falamos de dois lados do marketing de afiliados, agora vamos falar do alvo para todas as estratégias que serão empregadas nessa modalidade: O cliente.

O cliente é parte essencial dessa modalidade, pois sem ele sequer haveria um mercado de afiliados ou produtores digitais.

Este consumidor, que costuma navegar pela internet, vai buscar produtos que agregam valor a sua vida, ele pode achar blogs que falam e vendem o produto procurado e por meio da página, realizar a compra.

O cliente também pode estar navegando sem pretensões na sua rede social e se deparar com um anúncio de um produto que o interessou, ele vai abrir a propaganda e se o anúncio foi convincente e atraente, a compra será feita.

O trabalho do afiliado é justamente alcançar e conquistar esse cliente e ele vai empregar todas as técnicas que conhece de marketing para conseguir isso.

Quais as vantagens de trabalhar com o marketing de afiliados?

Agora vamos aos benefícios de entrar no marketing de afiliados, que são bem similares para ambos os lados.

Embora o produtor digital tenha muito trabalho na construção do produto, o afiliado não fica pra trás, ele precisa estar constantemente atento às suas propagandas.

Entretanto, os benefícios em comum das duas partes são os seguintes:

  • Liberdade para trabalhar em casa – Uma das vantagens mais buscadas é essa, trabalhar no conforto de casa. Já imaginou não precisar enfrentar diariamente um trânsito intenso, lidar com pessoas que não levam o trabalho a sério e também com um chefe no seu pé o dia inteiro? Pois ao entrar no marketing de afiliados você terá essa possibilidade.
  • Autonomia para construir os próprios horários – Muito relacionado com o tópico anterior, por trabalhar em casa você pode acordar um pouco mais tarde, planejar um cronograma de horários incluindo obrigações e lazer, e conciliar ambas no seu dia a dia.
  • Melhora na qualidade de vida e menos stress – Dormir um pouco mais, ter a possibilidade de manter uma rotina de exercícios, não precisa se estressar com colegas, chefe e trânsito, não chegar cansado após um longo dia de luta no trabalho. Você vai viver mais leve, mais tranquilo e consequentemente ser mais produtivo.
  • Você é o seu próprio chefe – É o seu negócio, seja você produtor ou afiliado, você é o chefe, você tem autonomia para tomar as decisões importantes para alcançar o sucesso. Não precisa seguir ordens de outros, e pode se planejar melhor, estudar mais sobre o assunto e tomar decisões mais assertivas.

No marketing de afiliados, quais são os melhores canais para a divulgação dos produtos?

Agora um dos aspectos mais importante do marketing de afiliados: Os canais de divulgação dos produtos.

Confira a seguir quais são as melhores opções para você alcançar maior visibilidade e consequentemente conseguir mais conversões.

Site ou Blog

Como já foi visto anteriormente, um site ou um blog são as escolhas mais eficazes para fazer a divulgação de um produto.

Claro que se você já possuir um público fiel e um tráfego bom é meio caminho andado.

Dessa forma, os textos que você postar falando sobre o produto já vão contar com leitores que costumam consumir seu conteúdo.

Ser dono do seu próprio site/blog vai te dar mais liberdade para criar suas próprias estratégias de divulgação.

Você vai saber quem é o seu público e também como se comunicar com eles de uma forma que vá convencê-los a realizar uma ação a partir do texto.

Lembre-se de utilizar as técnicas de SEO nos conteúdos que criar, pois assim você conseguirá uma otimização nos resultados nas pesquisas dos buscadores.

Reforçando um conselho dado anteriormente, invista em um domínio próprio, a imagem que você vai passar é que vai definir o fluxo de vendas.

Obter um domínio próprio vai passar uma imagem positiva, de profissionalismo, confiança e segurança para os clientes.

Redes sociais

Gigantes populares na internet, as redes sociais são ferramentas indispensáveis para o marketing de afiliados.

Você sabia que o Brasil é um dos países onde a população passa mais tempo conectada nas redes sociais?

Dito isso, use essas ferramentas tão populares a seu favor.

A dica é a mesma que foi dada sobre o site/blog: Passe uma imagem de página profissional.

O Facebook, Instagram e o Whatsapp, todas da empresa Facebook, já facilitam a vida de quem quer ter um negócio sério.

No Instagram você pode criar um perfil profissional, de empresa, desenvolver anúncios pagos para chamar atenção do público.

O Facebook também tem uma central de anúncios, que turbina as suas publicações, fazendo com que elas apareçam para milhares de pessoas.

Já o Whatsapp oferece o Whatsapp For Business, que é basicamente um app a parte que é utilizado por empresas.

Veja alguns números para saber quais as redes mais usadas:

  • Facebook – 130 milhões de usuários no Brasil.
  • Instagram – 72 milhões de usuários no Brasil.
  • Whatsapp Messenger – Pesquisas revelaram que o aplicativo está presente em 99% dos smartphones dos brasileiros.

Canal no Youtube

Para quem quer entrar de cabeça no marketing de afiliados, o Youtube é indispensável.

Isso porque a plataforma é, atualmente, a rede mais acessada pelos brasileiros.

Não deixe essa oportunidade passar e entre no mundo do audiovisual para fazer as divulgações.

Confira alguns dados que irão te convencer a criar um canal no Youtube:

  • Os consumidores preferem assistir um vídeo que fala sobre o produto do que ler um texto que o descreve, pesquisas apontam que 79% dos consumidores preferem a opção do vídeo.
  • Além do apelo audiovisual, o canal do Youtube é mais eficaz, pois estima-se que 84% dos consumidores realizam compras após assistir a propaganda em vídeo.
  • Quanto a vídeos que vão explicar detalhes sobre o produto, cerca de 91% dos consumidores buscam esses vídeos explicativos antes de comprar o produto.

Além disso, com o canal você vai dar um rosto ao seu projeto, podendo se tornar um influencer famoso caso o seu canal faça sucesso.

Já imaginou começar trabalhando com o marketing de afiliados e conseguir tornar isso a sua fonte de renda principal apenas com o sucesso no Youtube?

Qual plataforma oferece o melhor programa de marketing de afiliados?

Atualmente várias plataformas disponibilizam programas de afiliados, atuando como uma mediadora entre produtor digital e o afiliado.

Confira a seguir algumas das melhores plataformas para começar no marketing de afiliados.

Hotmart

A gigante no mercado também é considerada a maior plataforma de afiliados que existe.

Ela é responsável por comercialização e distribuição de produtos digitais e oferece muitas oportunidades para quem está começando, se for o seu caso.

O interessante dessa empresa é a ampla diversidade de nichos presentes nela, lá você pode encontrar sobre uma infinidade de temas.

Facilita bastante a vida do produtor, pois no momento em que ele categoriza o seu produto, já direciona para um público de afiliados mais específico.

A grande vantagem da Hotmart são os valores de algumas comissões, o que é benefício para o afiliado.

Em alguns casos, é possível que o divulgador fature até 80% da comissão sobre a venda.

Outro aspecto atraente é a possibilidade de expandir para além das fronteiras do país, levando a campanha para “terras” estrangeiras e ampliando ainda mais a visibilidade.

A lógica é simples: Mais visibilidade significa mais vendas.

Conheça a Hotmart

Monetizze

Tal como a Hotmart, é ideal para quem quer trabalhar com marketing de afiliados, clique e conheça.

Embora seja mais nova que a líder do mercado, a Monetizze é outra gigante na internet.

A plataforma tem como fim à compra e à venda de produtos digitais criados por infoprodutores.

Há o programa de afiliados para que esses se cadastrem aos infoprodutos e recebam o link para iniciar a divulgação.

Algo que chama atenção para essa plataforma é a flexibilidade no momento de escolher as formas de comissão. Você pode escolher entre:

  • Pagamentos recorrentes;
  • Remunerações progressivas;
  • Venda única.

Conheça a Monetizze

Eduzz

A premissa da Eduzz é aproximar produtores digitais de prestadores de serviços, focando na melhor relação entre infoprodutores e afiliados.

Essa multiplataforma oferece um pagamento rápido da comissão sobre as vendas realizadas a partir do link disponibilizado para os afiliados.

Conheça a Eduzz

Passo a passo para entrar no Marketing de afiliados

Agora que você já está por dentro do assunto, vamos à prática de como entrar no marketing de afiliados.

Escolha a plataforma com inteligência

A primeira escolha de todo mundo que é inexperiente no assunto é buscar a Hotmart, e com razão a plataforma é muito benéfica para iniciantes.

Entretanto, há muitas outras onde você poderá trabalhar e ganhar um bom dinheiro.

Preferencialmente, faça uma análise dessas plataformas antes de tomar a decisão, e busque uma que seja mais relacionada com o tema que você quer falar.

Atente-se ao escolher os produtos

Uma vez que você se cadastrou em um programa de afiliados, é hora de escolher os produtos para fazer a divulgação.

É preciso ter atenção redobrada nesse momento, pois ao optar por itens sem popularidade e com pouca saída, você vai estar apenas perdendo o seu tempo.

Porém, é importante que você se seja um afiliado de produtos nos quais você tenha familiaridade e saiba produzir bons anúncios sobre.

Eduque o seu público

Já citamos isso anteriormente, mas a questão de educar aos poucos o seu público é imprescindível para conseguir conversões.

Fale sobre o produto que você está anunciando, seja por vídeo ou texto, mostre em como ele poderá agregar valor à vida do consumidor.

Conclusão

O Marketing de afiliados só cresce, sendo uma modalidade em constante expansão.

Se você está sem emprego ou precisa de um dinheiro extra e deseja achar uma forma de gerar renda, entrar nesse mercado é uma boa alternativa.

Como visto acima, também funciona se você tiver conhecimento sobre alguma área e queira repassar, gerando renda em cima desse conteúdo que você irá produzir.

Antes de entrar você precisa saber que nem sempre a recompensa financeira vem de forma rápida, muitas vezes demora algum tempo para que você veja os resultados do seu trabalho.

Entretanto, com as dicas que você aprendeu acima, agora basta aplicá-las, que este será o primeiro passo para alcançar o sucesso e a retribuição financeira.

Nunca tinha ouvido falar de Marketing de afiliados, produtores digitais, afiliados, Hotmart, ou termos relacionados ao assunto?

Não perca mais tempo e vá à luta para conseguir ganhar o seu dinheiro!

Para conhecer mais sobre temas relacionados a este assunto, confira nossos outros posts relacionados.

Nome
Comentário
Dowglas Ferreira

Dowglas Ferreira

Fundador da Agência Infor SEO, Empresa Especializada em Marketing Digital. Empreendedor Digital, Especialista em SEO e Posicionamento na Internet.

Compartilhe este Post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp

Quer ter Sucesso em seu negócio online?

Cadastre-se e Receba Gratuitamente em Seu e-mail dicas de Marketing Digital que vão ajudar a alavanar o seu Negócio OnLine, receba também o nosso e-book com o passo a passo para criar sua primeira campanha no facebook

Explore ainda mais nossos artigos

builderall funciona
Marketing Digital

O Builderall 5.0 Funciona ? Builderall Vale a Pena? Essas são perguntas muito repetidas entre os iniciantes no mercado do

Continuar Lendo »
Quanto Custa Fazer um Site para Meu Negocio
Marketing Digital

Uma das maiores dúvidas de quem deseja começar um negócio digital ou quer migrar o seu para o mundo virtual

Continuar Lendo »
Ganhar Dinheiro com o YouTube
Negócios

Atualmente, há um bom número de pessoas que buscam ganhar dinheiro com o Youtube. Essa busca ocorre pelas oportunidades e

Continuar Lendo »
Trafego Pago Onde Anunciar na Internet
Anúncios Ads

Todo empreendedor tem o sonho de crescer e ter a sua estabilidade financeira através do sucesso do seu negócio, não

Continuar Lendo »

Deseja impulsionar o seu negócio OnLine?

Conheça as ferramentas que nós utilizamos e os treinamentos que nós Recomendamos.

CTA post

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Nosso site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação.
Criado por WP RGPD Pro

NÃO VÁ AGORA😬!

Fique por dentro das novidades do Marketing Digital, tendências e oportunidades de negócio. Baixe de graça o E-Book Guia completo para criar sua primeira campanha no Facebook!
Inscreva-se e receba o nosso e-book com o passo a passo para criar sua primeira campanha no facebook e no instagram
Telegram
Telegram