fbpx
Como Anunciar no Facebook

Você provavelmente já deve saber que o Facebook é uma das maiores redes sociais do mundo, com milhões de acessos todos os meses. Então saber como anunciar no Facebook pode proporcionar grandes resultados.

Além disso, a plataforma de anúncios da rede é uma das que oferece um melhor custo benefício para os empresários, que podem atingir um alto nível de popularidade.

No entanto, existe ainda uma grande quantidade de pequenos empresários que não acreditam na eficácia que este sistema é capaz de proporcionar, quando utilizado da maneira correta.

Neste artigo então, iremos mostrar tudo o que é preciso saber sobre como anunciar no Facebook para que se obtenha resultados positivos.

E se você quer saber tudo sobre esse excelente mecanismo de marketing, continue a leitura desta postagem até o final!

Saiba o que é o Facebook ADS

O Facebook ADS é uma plataforma para os anunciantes promoverem seus produtos e serviços a uma audiência pré-definida, utilizando a rede social como uma espécie de vitrine.

E você pode até não estar familiarizado com esse nome, mas com certeza já se deparou ao menos uma vez, com algum anúncio em seu feed.

Os anúncios são aquelas publicações de pessoas ou empresas que você não segue, mas que mesmo assim visualiza e que recebem a marcação de “promovido”, logo abaixo do nome.

Um outro item que possibilita a identificação como anúncio, são as chamadas para ação (CTA – call to action), que solicita ao usuário alguma atitude, conforme você pode verificar na lista a seguir:

• saiba mais;

• comprar agora;

• fale conosco;

• reservar agora;

• assistir ao vídeo;

• cadastre-se;

• baixar;

• apply now.

E para você que quer descobrir como anunciar no Facebook, é importante saber também que ele não permite apenas os anúncios patrocinados ou promovidos, mas também que estes sejam publicados na barra lateral direita do site, no Instagram e em outros mecanismos.

O Facebook ADS então, possibilita que você publique seus anúncios em diversos locais e possui ferramentas poderosas para segmentação, que levarão seus posts ao público certo.

E é exatamente esse direcionamento adequado que permite que você aumente seu volume de vendas ou de conversão.

Facebook ADS – por que utilizá-lo para anunciar?

A internet, ao longo dos anos, possibilitou um leque muito grande de crescimento para os anunciantes por meio de diversos mecanismos para publicações com seguidores e interações.

O Facebook ADS é uma destas ferramentas e que trás uma série de vantagens, não encontradas em outros sistemas. Veja algumas delas na lista a seguir:

• seu alto número de usuários ativos todos os meses, garante que seu anúncio chegue até mais pessoas;

• seus sistemas fáceis e intuitivos permitem que tanto anunciantes experientes, quanto iniciantes, consigam fazer publicações para promover seus produtos e serviços;

• ele possui diversas formas de personalização, que servem para adequar seu anúncio de acordo com o objetivo que deseja atingir;

• a configuração responsiva, permite que seus anúncios sejam vistos por qualquer usuário, tanto em dispositivos móveis, com diferentes tamanhos de tela, quanto em computadores;

• o controle sobre os investimentos, a flexibilidade sobre os custos e a pausa ou interrupção do serviço é bastante simples no Facebook ADS;

• a taxa de conversão para os anúncios publicados no Facebook é maior do que em outros sites;

• as ferramentas métricas avançadas e gratuitas, permitem que você analise quais campanhas estão gerando resultados e quais precisam ser reformuladas.

Quais são os tipos de anúncio disponíveis e os custos para os empreendedores?

O Facebook ADS possui uma grande versatilidade e, por esse motivo, permite que você conte com diversas variações utilizadas para promover sua marca, gerar mais tráfego para um site ou conseguir um número maior de seguidores.

Segundo a própria plataforma, são 11 os tipos disponíveis, os quais você confere na lista a seguir:

• vídeo, anúncios com som e movimento;

• imagens, são mais simples, porém contam com alta qualidade;

• coleção, uma espécie de catálogo para as lojas exibirem seus produtos;

• carrossel, onde dez imagens ou vídeos podem ser inseridas em um mesmo anúncio;

• multimídia, com som, movimento e texto, usados para contar uma determinada história;

• experiência instantânea ou canvas, garante uma experiência para mobile em tela cheia otimizada;

• geração de cadastro, é utilizada para coletar os dados dos usuários interessados em seus produtos ou serviços;

• ofertas, onde você pode publicar promoções para seus seguidores;

• envolvimento com a publicação, possibilita que você a impulsione, a fim de conseguir mais curtidas e demais interações;

• participações no evento, com o intuito de promover eventos e conseguir um número maior de participantes;

• curtidas na página, convencem os usuários a curtirem sua página.

Você poderá escolher o tipo de anúncio com base no objetivo que deseja alcançar com suas campanhas de marketing.

Agora com relação aos custos, você pode indicar o quanto deseja gastar com ações precisas em cada um dos anúncios, como visualizações, cliques, etc.

É possível fazer estes ajustes manualmente ou deixar que a plataforma faça os cálculos por você.

E apesar de ter um custo relativamente mais baixo do que outros mecanismos de divulgação, é importante considerar que quanto mais se quer aplicar, mais se irá gastar com os serviços.

Mas, como já dissemos anteriormente, você poderá facilmente ajustar o valor dos investimentos, pausar ou interromper suas campanhas quando desejar.

Conheça o passo a passo para anunciar no Facebook

Tempo necessário: 10 minutos.

E agora que você já obteve todas essas informações sobre como anunciar no Facebook, é o momento de conhecer o passo-a-passo para criar suas campanhas. Veja a seguir:

  1. Crie uma página de negócios (fanpage)

    O Facebook não permite anúncios feitos em perfis pessoais, portanto, o primeiro passo para anunciar é criar uma página de negócios.

    Caso você ainda não tenha uma fanpage, poderá criar uma seguindo as etapas abaixo:
    • faça login em seu perfil pessoal;
    • clique na opção “criar página”;
    • escolher o tipo de página – negócio ou marca, comunidade ou figura pública;
    • estabelecer o nome da página e em qual categoria ela se enquadra;
    • aplicar uma foto de perfil e de capa.

  2. Defina seu objetivo

    Com a página pronta, basta começar a criar os anúncios propriamente ditos. Para isso clique em “criar” e depois em “criar anúncio”.

    Você será direcionado para a página do gerenciador de anúncios do Facebook e nela você poderá gerar e acompanhar suas campanhas.

    Defina então qual será o objetivo de sua campanha, ou seja, que tipo de resultado quer obter por meio do anúncio e de acordo com a categoria em que está posicionado dentro do funil de vendas.

    Após definir os objetivos, você deverá dar um nome à sua campanha. O ideal é escolher algo que facilite a identificação do anúncio para maior facilidade no acompanhamento dos resultados, e clique em continuar.

  3. Configure e segmente seu anúncio

    Na próxima etapa você deve definir para onde os usuários que clicarem em seus anúncios serão direcionados. Pode ser para um site de vendas ou de conteúdo, um blog, etc.

    Você também pode fazer o direcionamento para conversas no WhatsApp ou Messenger.
    Com o direcionamento feito, é a ora de segmentar seu anúncio, ou seja, definir para qual tipo de público ele será exibido.

    Você poderá criar um novo público, caso ainda não tenha feito segmentações anteriores, ou usar uma segmentação salva, caso já a tenha.

    Na opção de criar uma nova segmentação, você pode determinar as informações que levarão seu anúncio às pessoas certas. Dentre elas está localização geográfica, gênero, idade, os interesses da persona, etc.

  4. Escolha o local da veiculação

    Como já mencionamos, são várias as opções de veiculação dos anúncios, como Facebook, Instagram, Audience NetWork e Messenger, além de diferentes posicionamentos em cada uma delas.

    Você pode também deixar essa opção automática. Neste caso, a própria plataforma irá determinar onde seu anúncio pode ser veiculado, a fim de atingir o público adequado.

    Você pode ainda determinar se seu anúncio será exibido apenas para dispositivos Apple, Android, ou para ambos.

  5. Determine o orçamento e a programação

    O quanto irá gastar com os anúncios é um dos pontos mais importantes da campanha. Escolha entre quatro opções diferentes:
    • visualizações de página destino: para quem tem mais chances de ir para a página destino;
    • cliques no link: para quem tem mais chances de clicar no anúncio;
    • impressões: publicado para o maior número possível de pessoas;
    • alcance único diário: o anúncio é publicado aos usuários no máximo uma vez ao dia.

    Agora você pode definir um valor que deseja investir diariamente e escolher o período em que ele ficará visível.

  6. Personalize seu anúncio, selecione a opção de pagamento e acompanhe os resultados

    Agora, depois de todos os passos configurados, é o momento de criar o anúncio propriamente dito, e personaliza-lo. Utilize imagens de bancos de imagens gratuitos, crie as suas próprias, publique vídeos, links, etc.

    Para a descrição e título, é importante aplicar técnicas de copywriting ou gatilhos mentais, a fim de persuadir os clientes e criar emoções que despertem a urgência em suas ações.

    Depois defina qual será a forma de pagamento pelos investimentos e publique seu anúncio.

    E lembre-se sempre de acompanhar os resultados para verificar se estes estão sendo satisfatórios.

Conclusão

Neste artigo mostramos uma série de informações importantes, sobre como anunciar no Facebook.

Caso tenha ficado com alguma dúvida ou queira nos falar sobre sua opinião, envie seu comentário. Ele é muito importante para nós!

Dowglas Ferreira

Dowglas Ferreira

Fundador da Agência Infor SEO, Empresa Especializada em Marketing Digital. Empreendedor Digital, Especialista em SEO e Posicionamento na Internet.

2 comentários em “Como Anunciar no Facebook: Passo a Passo”

Average
5 Based On 2

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe este Post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp

Quer ter Sucesso em seu negócio online?

Cadastre-se e Receba Gratuitamente em Seu e-mail dicas de Marketing Digital que vão ajudar a alavanar o seu Negócio OnLine, receba também o nosso e-book com o passo a passo para criar sua primeira campanha no facebook

Explore ainda mais nossos artigos

Deseja impulsionar o seu negócio OnLine?

Conheça as ferramentas que nós utilizamos e os treinamentos que nós Recomendamos.

NÃO VÁ AGORA😬!

Fique por dentro das novidades do Marketing Digital, tendências e oportunidades de negócio. Baixe de graça o E-Book Guia completo para criar sua primeira campanha no Facebook!
Inscreva-se e receba o nosso e-book com o passo a passo para criar sua primeira campanha no facebook e no instagram
Telegram
Telegram