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Core Web Vitals Prepare se para a atualizacao do Google

Você sabe o que significa Core Web Vitals?

A atualização do Google tem chamado muita atenção de pessoas que trabalham na internet, já que o buscador continua fazendo esforços para que se consiga ter uma experiência de busca muito melhor.

O Google fez a incorporação de algumas métricas para estar avaliando a estabilidade da página, mas também a rapidez dela, tudo isso como uma resposta para as interações feitas pelos visitantes aos sites.

As estratégias de SEO, muito conhecidas pela maior parte das pessoas, têm como foco principal a melhor experiência de cada usuário.

Utilizando-as, você conseguirá então otimizar todas as suas páginas e deixá-las melhor ranqueadas nos resultados das buscas do Google.

Entretanto, o Google está fazendo você não pensar apenas em si, mas sim no usuário, pois ele agora valoriza as páginas que oferecem uma melhor experiência a quem as buscam e utilizam.

E o que seria uma ótima experiência para os usuários?

Encontrar as respostas para os questionamentos, conseguir acessar de maneira rápida um conteúdo e fazer de maneira fácil o que se deseja são alguns dos fatores que são considerados como essenciais para qualquer usuário.

O Core Web Vitals, então, são justamente as métricas fundamentais que servirão para estar avaliando a experiência que uma determinada página oferece ao usuário.

As métricas estão relacionadas com a estabilidade e a velocidade que a página responde aos usuários em suas interações, considerando que as pessoas querem tudo cada vez mais rápido.

Para saber tudo sobre essa atualização do Google e conseguir preparar-se para ela, não deixe de acompanhar esse texto até o final.

Vamos lá!

O que é Core Web Vitals?

A primeira coisa que você precisa saber é o que significa Core Web Vitals, a nova atualização do Google e que vai fazer uma grande diferença para a experiência dos usuários.

Core Web Vitals nada mais é do que um conjunto de sinais que podem ser aplicados em uma página para proporcionar uma melhor experiência ao usuário.

O Google usa esse conjunto de sinais para que possa avaliar qual a usabilidade de uma determinada página, ou seja, como ela afeta a experiência dos usuários.

As principais métricas, que seria a tradução do termo Core Web Vitals, englobam esses indicadores que você precisa conhecer:

  • LCP (sigla para Largest Contentful Paint): ele serve para medir o tempo que uma página leva para carregar. Para uma experiência que seja satisfatória para o usuário é preciso que o LCP seja de até 2,5 segundos depois que a sua página começa a carregar
  • FID (sigla para First Input Delay): ela serve para medir o tempo que o usuário leva para conseguir interagir com aquela página. Para garantir uma experiência que seja mais satisfatória para um visitante da sua página, o FID deve ser menor do que 100 milissegundos
  • CLS (sigla para Cumulative Layout Shift): ela serve para fazer a medição da estabilidade que o conteúdo possui enquanto aquela página carrega para que o usuário faça a interação com ela. Para garantir uma experiência melhor aos visitantes da sua página, o CLS deve ser menor que 0,1

O anúncio de que essas métricas estavam sendo desenvolvidas foi feito pelo Google como uma forma de orientação para todas aquelas pessoas que possuem um site.

Isso para que elas possam ter em mente que a criação e a atualização de sites deve sempre focar, agora, em melhorar as experiências aos visitantes.

O objetivo com isso é orientar todos os sinais de qualidade que deve ter uma página, ao invés de ser preciso focar nas mais diferentes métricas e ferramentas para avaliação delas.

Core Web Vitals: Qual é a importância dessa atualização do Google para as técnicas de SEO?

Uma dúvida para quem utiliza as mais diversas técnicas de SEO é: qual seria a importância do Core Web Vitals em relação a elas?

O Google declarou que sempre que um site segue todas as recomendações relacionadas com cada uma das métricas da sua nova atualização, as chances de que o usuário tem de abandonar a sua página é em torno de menos 25%.

Isso significa que, ao mesmo tempo, o seu site ganha um grande percentual em termos de tráfego, apenas fazendo ajustes em relação ao carregamento de páginas.

Os dados mostram como o Core Web Vitals é importante para as técnicas de SEO e para os resultados alcançados pelo seu negócio.

Mas por que isso acontece?

Porque quando você melhora a estabilidade e a velocidade da página isso faz com que as jornadas dos usuários sejam mais rápidas, mais tranquilas e que não sofram com nenhuma interrupção.

Assim, os dois lados ganham com isso, ou seja, os usuários conseguem ter uma experiência melhor na página de um site, a marca consegue se fortalecer perante o público, aumenta o tráfego e as conversões realizadas.

Além disso, até mesmo o próprio Google ganha com isso, já que a experiência em buscas na internet é muito melhor para os usuários, fazendo as páginas melhorarem as posições dentro desse buscador.

Uma das maiores novidades do Core Web Vitals é o fato de que o Google não apenas considera a velocidade do carregamento sempre que um usuário acessa uma página.

Esse conjunto de métricas avalia qual é a experiência do usuário ao acessar a uma página e isso considera a rapidez que tem o carregamento, as respostas para as interações e ainda estabilidade que tem o conteúdo no momento do carregamento.

O objetivo do Google, não só com essa nova atualização, mas também com todas aquelas que ele lança, é motivar todos os sites a oferecerem aos usuários uma melhor experiência.

E isso impacta diretamente nas estratégias do SEO, fazendo com que seu site tenha melhores resultados tanto em buscas em desktops quanto em dispositivos móveis.

Core Web Vitals: Quais as métricas que a atualização do Google analisa?

Para que se tenha a garantia de que o usuário vai ter uma maior qualidade na sua experiência em uma página, há vários fatores que precisam ser considerados e avaliados.

O Core Web Vitals é muito importante porque ele tem os elementos principais para a experiência do usuário quanto ao carregamento em uma determinada página, ao passo que o usuário a acessa e vai interagindo com os elementos que ela possui.

Por isso mesmo é essencial conhecer quais são as métricas que se avaliam com o Core Web Vitals, o que é imprescindível para que você consiga, dessa forma, deixar o seu site com páginas que ofereçam uma ótima experiência ao usuário.

Largest Contentful Paint

O LCP trata-se de uma métrica responsável pela medição da velocidade de carregamento completo de uma determinada página quanto ao conteúdo que ela oferece ao usuário.

A tradução desta métrica é “impressão do maior conteúdo” e ela serve como uma atualização do Google para estar substituindo outros indicadores, como o FMP e o FCP.

Essa métrica, portanto, vai fazer a medição da velocidade do carregamento em comparação com o tempo da renderização, considerando o momento em que o maior elemento da página aparece na tela do usuário.

O elemento pode ser um vídeo, uma imagem ou mesmo um texto, desde que ele seja o conteúdo principal daquela página.

Há vários outros fatores que influenciam no tempo de carregamento desse elemento, como o CSS, o tempo do servidor e muitos outros.

A recomendação do Google é que o LCP seja sempre menor do que 2,5 segundos, um limite que é considerado como plausível para os sites oferecem uma experiência que seja satisfatória aos usuários.

Caso o seu tempo seja de 2,5 até 4 segundos, é preciso realizar ajustes em seu site, enquanto que se ele estiver acima de 4 segundos, você provavelmente está perdendo diversos visitantes.

Cumulative Layout Shift

O Cumulative Layout Shift é uma outra métrica responsável por medir qual é a frequência e também a gravidade daquelas mudanças que surgem de forma inesperada no layout de uma determinada página.

As mudanças que surgem de forma inesperada ocorrem sempre que um elemento de uma página acaba mudando de lugar no momento que o usuário interage diretamente com ela.

Assim, se um usuário clicar em um determinado botão e um elemento que carrega muda a posição dele, isso faz com que ele acabe clicando onde não deseja, o que deixa qualquer um irritado e gera problemas.

First Input Delay

A última métrica a ser falada do Core Web Vitals chama-se First Input Delay, que mede qual a velocidade da resposta da página à primeira interação feita pelo usuário, podendo ser um cliente, por exemplo.

O FID serve para que se possa avaliar qual é o tempo desde o primeiro momento em que há a interação do usuário com a página até o momento em que o site finalmente consegue processar uma determinada resposta para a interação.

Tudo isso acontece apenas em milissegundos, e se houver atrasos para a resposta, isso pode ser ocasionado por problemas como a demora para carregar um arquivo grande em JavaScript.

Essa é uma métrica muito importante porque o próprio Google compreende que a impressão que um usuário tem a respeito de um site é determinada tanto pelo tempo de resposta quanto pelo carregamento de um conteúdo.

Então, é essencial que você avalie se o LCP e o FID estão combinados adequadamente, ao invés de preocupar-se apenas com um ou com outro.

O tempo de resposta não deverá passar os 100 milissegundos, o que garante que o usuário vai ter acesso a uma resposta que seja rápida e que não venha a abandonar a sua página.

Caso o tempo de resposta seja entre 100 ms e 300 ms, isso significa que você deve ficar alerta para realizar os ajustes necessários e se for acima de 300 ms, então o usuário terá uma má experiência no seu site.

Como fazer a medição do Core Web Vitals?

Existem muitas possibilidades de ferramentas para fazer a medição das métricas do Core Web Vitals.

As métricas podem ser medidas por meio de ferramentas que fazem a simulação do carregamento de uma página dentro de um ambiente controlado, isso se chama “medir no laboratório”.

Por outro lado, a análise feita “em campo” considera aquelas interações realizadas com usuários reais, captando assim todas as nuances que a medição em laboratório não é capaz de captar.

A métrica FID pode ser medida somente em campo, pois é necessário que um usuário esteja realizando uma interação com aquela página.

As ferramentas para medição do FID podem fazer uso de outras métricas para que seja possível aproximar-se dela, como é o caso do TBT ou Total Blocking Time.

No caso do CLS e do LCP, eles podem ser medidos sob qualquer uma das circunstâncias, ou seja, em campo ou em laboratório.

Cada uma dessas ferramentas utiliza um método distinto, podendo então gerar resultados que sejam diferentes.

Isso faz com que seja importante entender o funcionamento de cada ferramenta e assim conseguir combinar os resultados (em campo e em laboratório) para conseguir um diagnóstico mais completo.

Ferramentas para medir o Core Web Vitals

A seguir, você vai ficar sabendo quais são as melhores ferramentas para estar medindo o Core Web Vitals:

  • PageSpeed Insights: é uma ótima ferramenta utilizada pelos sites para que se possa fazer a medição da velocidade das páginas. Além disso, ela ainda ajuda a informar a respeito das métricas do Core Web Vitals, que podem ser divididas entre o mobile e o desktop, conheça.
  • Chrome User Experience Report (CrUX): é uma ferramenta que usa os dados de campo para fazer uma análise de todas as métricas do CWB, além também de algumas outras que servem para realizar o diagnóstico das páginas, conheça.
  • Web Vitals (é uma Extensão do Google Chrome): essa extensão do Chrome é muito importante porque ajuda a trazer dados de laboratório de uma página específica que é acessada por um usuário. O objetivo dela é trazer feedbacks sobre o desempenho da página em tempo real aos desenvolvedores, ao mesmo tempo em que eles vão realizando alterações no código da página, conheça.
  • Lighthouse: é uma outra ferramenta excelente para fazer a medição da velocidade de um determinado site, mas também sobre outros elementos que influenciam na experiência do usuário na página. Nos relatórios que são gerados por ela, é possível verificar dados referentes às métricas CLS, LCP e FID.

Como fazer para melhorar a situação de um site no Core Web Vitals?

Depois de conhecer as ferramentas que foram citadas anteriormente, você poderá verificar se o seu site tem ou não um desempenho positivo no Core Web Vitals.

Se o seu site não tem um bom desempenho, então é preciso fazer certos ajustes para garantir melhores resultados com essa nova atualização do Google.

Caso você não tenha um bom domínio ou não entenda nada de programação, vai ser preciso ter ajuda de um profissional para realizar esses ajustes, já que o que será mostrado a seguir é bastante técnico.

Veja então algumas orientações muito importantes para conseguir fazer melhorias nas métricas do Core Web Vitals!

Minifique e adie o CSS e o JavaScritp

Os scritps e as folhas de estilos tratam-se de recursos que podem acabar atrasando o LCP, então antes de conseguir renderizar o seu conteúdo, é preciso que o navegador analise o HTML daquela página.

Esses são elementos que podem fazer então essa análise ser pausada, ocasionando assim um atraso no carregamento do conteúdo.

Assim, para evitar que haja demora, você deverá minificar esses códigos, e isso significa fazer a eliminação de caracteres que sejam desnecessários para que se possa reduzir esses arquivos.

Realize uma melhoria no tempo de resposta do seu servidor

O tempo que o navegador demora para que possa receber o conteúdo do seu seu servidor vai afetar o tempo de processamento dos elementos na tela.

Essa demora pode vir a afetar então todas as métricas do Core Web Vitals com relação ao carregamento, o que inclui o FID e o LCP.

Para conseguir melhorar então o tempo de resposta, há algumas ações que você poderá adotar para essa finalidade:

  • Realizar a otimização do servidor, evitando o uso dos servidores compartilhados
  • Armazenar em cache uma parte ou todo o conteúdo de uma página HTML
  • Direcionar os usuários para acesso a um CDN que seja próximo a eles
  • Antecipar as conexões de terceiros
  • Veicular em primeiro lugar as páginas HTML em cache

Faça a redução do tempo de carregamento dos recursos lentos

Existem elementos que são críticos para a realização do carregamento das páginas e que afetam o LCP, então é preciso fazer a adoção de certas medidas para conseguir acelerar o carregamento dos recursos lentos.

Essas medidas podem ser as seguintes:

  • Pré-carregar os recursos mais importantes
  • Realizar a otimização e a compressão de imagens
  • Compactar os arquivos de texto

Conclusão

Como você viu, o Core Web Vitals é uma atualização do Google que visa melhorar a experiência do usuário, tornando melhor o acesso dele às páginas da internet.

Neste texto, você pôde ver o que é essa nova atualização feita pelo Google, como ela funciona, como medi-la e ainda dicas para implantar em seu site.

Gostou do artigo de hoje sobre o Core Web Vitals?

Para ler mais conteúdos relacionados, confira nossas pautas digitais com dicas sobre Posicionamento de Sites e Blogs.

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Dowglas Ferreira

Dowglas Ferreira

Fundador da Agência Infor SEO, Empresa Especializada em Marketing Digital. Empreendedor Digital, Especialista em SEO e Posicionamento na Internet.

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