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Antigamente, o Instagram era conhecido apenas como uma rede social para o compartilhamento de fotos. No entanto, com os avanços no marketing digital, saber como anunciar no Instagram, pode ser uma excelente opção para empreendedores e influencers.

Por meio dele é possível obter maior visibilidade, criar uma boa audiência com seus clientes em potencial, capitalizando seus seguidores e gerando renda online.

Por esse motivo, a rede tem se tornado a preferida de muitos comerciantes que desejam ampliar seu negócio para uma quantidade maior de pessoas.

Neste artigo iremos mostrar como anunciar no Instagram com eficácia, a fim de que seus objetivos sejam atingidos com resultados cada vez mais positivos.

E para que você tenha acesso a todas as nossas dicas, continue lendo esta postagem até o final!

O que é Instagram ADS

O Instagram ADS é uma das diversas ferramentas digitais disponibilizadas para que agências e empreendedores possam fazer a divulgação de seus produtos ou serviços aos seus seguidores e a públicos segmentados.

Os profissionais criam anúncios, que são publicados em formato de fotos ou vídeos, diferentes dos tradicionais posts dos usuários, pois contêm a marca “patrocinado”, e os utilizam para criar um relacionamento com seus clientes e futuros leads.

E os anúncios feitos por esta rede, podem tanto ser usados para vender mais produtos, quanto para aumentar a comunidade de seguidores de sua marca.

A finalidade escolhida, é que irá determinar quais detalhes seu anúncio apresentará, englobando tanto a segmentação do púbico, quanto a escolha do tipo de texto utilizado.

Qual o Custo e Quem Pode Anunciar no Instagram Ads?

Quando foi aberto para os anúncios, somente empresas de grande porte poderiam realizar publicações voltadas para o marketing digital.

No entanto, com o passar do tempo, a plataforma foi aberta e, atualmente, qualquer pessoa ou empresa pode publicar, desde que siga as diretrizes e políticas estabelecidas.

E além disso, o Instagram exige que as postagens tenham o mesmo aspecto de publicações comuns, que possibilitam a interação por parte dos usuários.

Agora com relação aos custos para os anunciantes, este gira em torno de US$0,50 até US$20, por dia (valores mínimos), e pode-se escolher entre orçamento diário ou vitalício.

O mais recomendado para os empreendedores e profissionais em início de carreira, é planejar com cautela seus gastos, de modo a evitar altos custos mensais com todas as despesas previstas, o que possibilita a redução de problemas com inadimplência.

Conforme sua receita for aumentando, você poderá atualizar para valores mais altos, que garantem maior alcance, mais cliques e outros benefícios.

E se ainda não estiver confiante para voos mais altos, conheça nossa sessão de treinamento e estratégias digitais.

Tipos de anúncios permitidos no Instagram

O Instagram, como já mencionamos, se trata de uma plataforma para compartilhamento de fotos, por esse motivo, os modelos permitidos são um pouco mais restritos.

Veja quais os tipos de anúncios no Instagram:

  • Fotos: é utilizada uma imagem para falar sobre a empresa, produto ou serviço. Elas devem estar nos formatos JPG ou PNG, conter boa qualidade e resolução, apesar de poderem ser produzidas tanto por câmeras profissionais, quanto por dispositivos móveis;
  • Vídeos: os vídeos são excelentes opções para tutoriais curtos sobre produtos. O Instagram permite gravações de no máximo 60 segundos, também com boa qualidade e resolução;
  • Carrossel de fotos: neste caso, pode-se criar uma galeria com no mínimo duas fotos, e no máximo dez, localizadas abaixo do anúncio.

Quanto às especificações de texto, estas não podem ocupar mais do que 20% de uma foto, quando for sobrepô-la.

Agora, com relação à descrição do anúncio, esta terá um espaço disponível com 2200 caracteres, sendo reduzida quando o texto for longo, e substituída por um link “saiba mais”, para que se consiga ler o texto por completo.

Conheça o passo a passo para anunciar no Instagram

Você que deseja saber como anunciar no Instagram, precisa compreender que, fazer parte das milhares de pessoas que utilizam a plataforma como uma ferramenta de marketing é mais simples do que se imagina!

Tudo o que irá precisar, é criar conteúdos que atraiam seus clientes em potencial, porém sem que estes tenham sua experiência de navegação prejudicada.

Afinal, o intuito é fazer com que os usuários se interessem pelo conteúdo e permaneçam conectados com os perfis que seguem.

Veja a seguir o passo-a-passo para criar bons anúncios no Instagram e aumentar seu volume de vendas ou ampliar o alcance de sua marca.

  1. Acesse o gerenciador de anúncios

    O primeiro passo é criar uma conta no Facebook vinculada ao Instagram, para que consiga criar seus anúncios.

    Isso é necessário pois, há alguns anos, ele foi comprado pela gigante Facebook, assumindo algumas de suas características, no que diz respeito à divulgação de conteúdos de marketing pago.

    Agora com relação ao design em si da rede, estes assumem padrões bem diferentes.

    O próximo passo é acessar o endereço business.instagram.com e selecionar a opção “criar anúncio”, que irá direcioná-lo para a página do gerenciador.

  2. Crie uma campanha, escolha o objetivo e segmente seu público-alvo

    No painel do gerenciador, você poderá escolher entre duas opções: criar uma nova campanha ou usar campanha existente, indo de encontro ao seu interesse.

    Em seguida determine qual será o objetivo de sua campanha, os quais podem ser:

    • reconhecimento de marca;
    • alcance;
    • tráfego;
    • envolvimento;
    • instalação de app;
    • visualização de vídeo;
    • geração de cadastros;
    • mensagens;
    • conversões;
    • vendas por catálogo;
    • tráfego no estabelecimento.

    Quanto à segmentação, criar um anúncio para um determinado público é a melhor opção para se conseguir um grande número de cliques e interações.

    Caso você segmente para um público errado, poderá prejudicar consideravelmente o andamento de seu negócio.
    Algumas opções disponíveis para segmentação são:

    • idade;
    • gênero;
    • posição geográfica;
    • interesses;
    • dispositivos de acesso.

  3. Determine o orçamento a ser usado

    Após seguir os passos acima, chega o momento de determinar qual será o orçamento disponível para a campanha e por quanto tempo ela ficará veiculada.

    Você pode escolher o prazo de acordo com o objetivo que determinou na etapa anterior, ou em uma data específica, caso sua divulgação se trate de um evento com dia e hora marcados.

  4. Crie seu anúncio, revise o conteúdo e publique

    Este é o ponto em que você irá criar o anúncio propriamente dito, tomando como base as especificações de imagem, vídeo e texto já citadas nos tópicos anteriores.

    Aqui você poderá criar os títulos, descrições, fazer upload dos arquivos, chamar o público para a ação, etc.
    É o momento de colocar em prática toda a sua criatividade, desenvolvendo materiais que atraiam seu público. Você pode inclusive incluir técnicas de copywriting e gatilhos mentais, para despertar determinados sentimentos e emoções nos seguidores.

    E por falar em call to action, algumas opções que o Instagram disponibiliza são:

    • solicitar agora;
    • reservar agora;
    • fale conosco;
    • saiba mais;
    • comprar agora;
    • cadastre-se.

    Por fim, com o anúncio criado, é a hora de revisar tudo o que foi feito, antes de realmente publicá-lo, para se certificar de que não há nenhum erro ou informação indevida.

    É neste ponto também, que você irá configurar o anúncio responsivo, ou seja, adequado aos diferentes tamanhos de tela, considerando que muitos usuários acessam a rede em seus dispositivos móveis.

    Portanto, fazer com que o anúncio seja visualizado com qualidade em qualquer tipo de dispositivo é fundamental para que você ganhe credibilidade frente aos seus seguidores.

    Após revisá-lo por completo, basta clicar em publicar, e seu anúncio já estará pronto para ser compartilhado pelo seu público-alvo.

Promova publicações

Muitos que desejam entender como anunciar no Instagram, não têm interesse em criar uma conta no gerenciador. A boa notícia é que, com um perfil business, você pode impulsionar publicações, sem que os passos anteriores sejam seguidos.

Para isso, escolha o post que deseja compartilhar e clique na opção “promover” e siga as instruções fornecidas pelo app.

Criando bons anúncios no Instagram

Não existe uma regra ou padrão que pode ser seguido para que se crie bons anúncios no Instagram. No entanto, algumas dicas podem ser postas em

prática, a fim de auxiliar bastante neste processo. Veja a seguir:

  • Trabalhe com imagens de qualidade, respeitando as regras de resolução e enquadramento, para que chame a atenção do usuário;
  • Aplique filtros para que suas fotos assumam um aspecto mais profissional, pois possibilitam corrigir pequenos defeitos que a imagem possa apresentar;
  • Utilize hashtags (#), para que seus posts fiquem mais divertidos e fáceis de localizar, devido ao uso da palavra-chave.

Existe um outro ponto muito importante, que deve ser considerado, que é o acompanhamento dos resultados.

O Instagram disponibiliza uma excelente ferramenta para medição da quantidade de cliques, interações e até mesmo do volume de vendas realizados em seus posts patrocinados.

Desta forma, você conseguirá ver de maneira mais clara, quais de suas campanhas estão gerando bons frutos, e quais delas precisam ser reformuladas para que também sejam capazes de trazer resultados positivos.

Conclusão

Neste artigo você conferiu um passo-a-passo de como anunciar no Instagram, com muitas outras dicas e informações importantes sobre boas postagens.

Agora basta utilizar nossas dicas para que seu negócio comece a decolar dentro da rede!

Mas lembre-se de que, a dinâmica entre Facebook e Instagram são diferentes. Portanto, procure desenvolver conteúdos específicos para cada uma delas.

Se você quer aprender ainda mais sobre anúncios, fique atento aos nossos posts no Digital em Pauta. E não deixe de dar uma olhadinha no treinamento Fórmula do Negócio OnLine, o mais completo da internet, Clique Aqui e Conheça.

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Dowglas Ferreira

Dowglas Ferreira

Fundador da Agência Infor SEO, Empresa Especializada em Marketing Digital. Empreendedor Digital, Especialista em SEO e Posicionamento na Internet.

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