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O Que E e SEO Como Alcancar o Topo Do Google

O SEO (Search Engine Optimization) é o conjunto de técnicas e estratégias essencial se o seu objetivo é alcançar o topo do Google e ganhar dinheiro com a produção de conteúdos na internet.

Diariamente, milhares de pessoas lançam blogs e sites na internet, falando sobre os mais diversos temas.

Com isso, o Google fica responsável por ranquear esse sites e blogs nas pesquisas, de acordo com as melhores publicações sobre os temas que são falados.

Por isso que as estratégias do SEO são tão importantes para um negócio digital, pois é com elas que você vai conseguir visibilidade e melhorar a posição no ranqueamento dos buscadores.

Para quem não sabe o que é essa ferramenta e só quer começar um blog sem utilizar os métodos e técnicas necessários, saiba que vai ser muito difícil sair do anonimato.

O site ou blog ficará ali no limbo, sem nunca aparecer nas pesquisas do Google, mesmo que possua um conteúdo interessante.

É o trabalho de otimização SEO que justamente faz elevar a posição do seu blog, mostrando o seu conteúdo ao público, em outras palavras, seu Site/Blog passa a dizer ao Google que está ali e tem bons conteúdos sobre o tema que discute.

Qual é a importância do SEO?

Search Engine Optimization, como o nome já diz, é uma otimização com foco nos motores de busca, isto significa que, o conjunto de técnicas utilizadas influenciam os algoritmos dos buscadores a definir o ranking de uma página para determinada palavra-chave.

Utilizando as técnicas e estratégias você consegue atrair mais clientes, aumentar a visibilidade do seu negócio e faturar mais.

Explicando melhor para descomplicar o assunto: o Google é um buscador que funciona através de palavras-chave.

Se você não sabe o que é isso, palavra-chave ou Keyword é uma palavra que vai resumir o tema do texto.

Por exemplo, digamos que você vá escrever sobre um tema de contabilidade, explicando mais sobre saúde financeira.

Para resumir e identificar o tema do seu texto, você vai usar a Keyword “Saúde financeira” e essa palavra vai servir de referência nas pesquisas.

O Google possui um sistema de algoritmos que funciona baseado nessas palavras-chave.

Se você pesquisar agora no navegador “Saúde financeira”, vão aparecer os melhores blogs com os melhores conteúdos sobre esse tema.

Essa é uma das grandes vantagens de utilizar o SEO no seu negócio, a sua posição nos resultados das pesquisas Google vai aumentar aos poucos, se você usá-los corretamente.

Com isso, o público vai ver o seu site e visitá-lo, encontrando o conteúdo ou produto que ele precisava.

O que é o SEO?

Como você viu anteriormente, o Google funciona por com um sistema de algoritmos que nunca para, ou seja, está sempre trabalhando em busca de posicionar melhor os conteúdos mais qualificados dos sites.

Um exemplo prático: digamos que um determinado sujeito utilize corretamente as técnicas de SEO há algum tempo, conciliando isso a um excelente conteúdo ou produto.

Sua posição nos resultados da pesquisa Google está entre os 10 primeiros que aparecem.

Isso quer dizer que ele recebe constantemente um grande número de visitas de consumidores e leitores.

A premissa é simples, quanto mais cliques o site recebe, mais ele vai subindo nos resultados.

O SERP é a primeira página dos resultados, que lá vão estar os 10 melhores sites com os melhores conteúdos.

O Google é responsável por montar o SERP e para isso ele vai analisar e avaliar vários fatores em busca de entregar aos usuários os melhores resultados. Confira abaixo alguns dos principais fatores:

  • Qualidade do conteúdo – A empresa não vai entregar qualquer conteúdo para os seus usuários, por isso além das técnicas de SEO, você precisa produzir coisas interessantes, que agreguem valor à vida do leitor.
  • Relevância da palavra-chave – Escolher a palavra-chave é uma peça fundamental para melhorar a sua posição, ela precisa resumir o seu conteúdo de uma forma geral e ter relevância entre os assuntos falados.
  • Autoridade do site – Um site com autoridade é aquele que além de ser profissional, é referência no seu meio. Possui a confiança dos consumidores e já é uma indicação constante entre os que o visitaram.
  • Backlinks – São links que são posicionados de forma estratégica para guiar o leitor até a sua página do blog que possua um conteúdo ou produto relevante a quem está lendo.

Há outros fatores que o Google leva em conta, mas esses são os principais e é possível uma otimização utilizando as técnicas do SEO.

Essa é a principal função do SEO e é por esse motivo que é tão importante que você saiba disso, se o seu objetivo é criar um blog ou site de sucesso e faturar com isso.

Como surgiu o SEO e como ele evoluiu?

O Excite foi o “ancestral” do Google, sendo o primeiro mecanismo de busca de sucesso da internet, em meados do ano de 1993.

Esse buscador foi revolucionário e por causa dele começaram a surgir outros buscadores, todos semelhantes a ele.

Alguns anos depois nasceram dois que estariam entre os maiores buscadores do mundo atualmente, sendo um deles literalmente o maior e mais famoso: o Google e o Yahoo.

O nascimento do Google se deu pelo desejo dos seus criadores de organizar os resultados das pesquisas da Web.

Antigamente ainda era bastante precário a estrutura das buscas na internet.

Larry Page, um dos fundadores da empresa do maior buscador do mundo, criou o PageRank, que tinha como função a classificação dos links recebidos pela métrica de qualidade e quantidade.

Esse passo dado por Page foi fundamental para que o Google se tornasse o que é hoje, pois foi a partir daí que a empresa entrou no top 100 de sites de pesquisa em 1997.

Foi exatamente nesse mesmo ano que o termo SEO foi mencionado pela primeira vez na revista Net Results, os criadores do nome foram Bob Heyman, Leland Harden e Rick Bruner.

Foi a partir de uma conversa que os 3 notaram que ao mencionar um nome mais vezes no conteúdo, o site ficava retornando aos primeiros resultados.

Nessa época, ainda não havia metrificação ou estrutura para o conceito, a palavra-chave era usada sem estratégia alguma, apenas com um grande número de repetições.

Hoje em dia há toda uma estruturação sobre otimização de sites para mecanismos de buscas que nos permite utilizá-la de maneira tão eficaz em nossos blogs e sites.

Como usar o SEO de forma eficaz no seu site/blog?

Quanto aos resultados que aparecem no Google, eles se dividem em duas modalidades, os orgânicos e os pagos.

Entende-se por resultados pagos aqueles que surgem por meios dos anúncios onde há algum investimento por parte do anunciante, conheça nosso guia: Como Anunciar no Google.

O buscador sinaliza que o anúncio é pago para que o leitor possa escolher em qual clicar, ou se deseja clicar nos resultados pagos ou orgânicos.

Logo abaixo dos anúncios, aparecem os resultados orgânicos, que são os originários de estratégias e técnicas SEO utilizadas sem necessidade de investimento em anúncios.

O GoogleBot

Ou robôs do Google, são as ferramentas de avaliação de conteúdo, responsáveis por definir a posição dos sites de acordo com as suas relevâncias.

Os robôs vão funcionar como rastreadores, classificadores e definidores. É por causa dele que vemos os resultados da forma que vemos no Google.

Eles são bem inteligentes e buscam oferecer a melhor experiência para o usuário, por isso fazem uma longa análise nos sites para saber se estes têm conteúdos de qualidade para satisfazer o consumidor.

É por causa dos robôs que se faz necessário utilizar o alt text nas imagens que serão inseridas nas postagens. O alt text é o texto alternativo e ele ajudará os robôs a ter uma melhor compreensão sobre o que se trata o site.

Muita gente sequer sabe o que é o GoogleBot e como esses robôs tornam a vida de quem está buscando algo na internet, muito mais fácil.

SEO ON PAGE

O SEO se divide em duas modalidades, o On Page e o Off Page.

Entende-se por On Page todas as estratégias e ações que são realizadas dentro da página a fim de conseguir uma otimização no site ou blog.

Confira a seguir algumas ações On Page para saber como você pode melhorar a sua posição de ranqueamento:

  • Qualidade do conteúdo;
  • Tamanho do conteúdo;
  • Título interno;
  • SEO Title;
  • URLs amigáveis;
  • Heading Tags;
  • LSI (Indexação Semântica Latente): o uso da palavra-chave;
  • Tempo de permanência na página;
  • Otimização de imagens para SEO;
  • Tamanho da imagem;
  • Linkagem interna;
  • Design Responsivo;
  • Tempo de carregamento;
  • Meta Description;
  • Botões de Compartilhamento.

Alguns pontos que vale a pena destacar na construção do conteúdo são atenção ao título, à meta descrição, URL, imagens, Heads e linkagem interna.

SEO OFF PAGE

O oposto do On Page, o Off Page são as ações do SEO que você irá realizar fora da página, para conseguir maior visibilidade e posicionamento no ranking de buscas:

  • Link Building;
  • Autoridade;
  • Localidade;
  • Engajamento nas redes sociais.

Escolhendo a palavra-chave ideal

Você já viu que a palavra-chave ou Keyword é uma peça fundamental para o uso de um bom SEO.

Agora vamos a escolha da Keyword ideal, o que muitas vezes causa confusão em quem não tem muita experiência no assunto.

O palavra-chave não precisa ser literalmente apenas uma palavra, pode ser uma frase curta.

O principal objetivo dela é resumir de forma sucinta o seu conteúdo, para ajudar o GoogleBot a conseguir classificar de maneira adequada.

A palavra-chave pode ser dividida em 3 modalidades, são elas:

  • Cauda Curta – Exemplo: Saúde
  • Cauda Média – Exemplo: Saúde Financeira
  • Cauda Longa – Exemplo: Dicas de como ter uma boa saúde financeira

Quanto ao uso das modalidades, vai depender de você e de uma análise de qual melhor opção para utilizar no formato do seu site.

Muitos blogs e sites costumam optar pela cauda média, exatamente por não ser tão curta e nem tão longa, e definir bem o resumo do texto.

Lembre-se de usar várias palavras-chaves e não repetir muito.

Digamos que você tenha um blog que fale sobre Futebol, esse esporte tem várias ramificações, não é?

Você pode utilizar como palavra-chave nomes de times, jogadores, técnicos, dirigentes, entre outros.

O importante é variar, pois assim a sua visibilidade e alcance vão expandir exponencialmente.

Por isso uma das dicas iniciais e essenciais de quem quer construir um blog é: Escreva.

Quanto mais você escrever, mais conteúdos vai ter para usar mais Keywords e assim abranger um público cada vez maior.

Para ter uma noção da situação da palavra-chave que você deseja usar, há sites que fazem análises delas.

Uma ótima opção é visitar o Ubersuggest, lá você pode jogar a Keyword que deseja e clicar em pesquisar, o site vai fazer uma análise geral dela e mostrar coisas como:

  • Volume da palavra-chave (Em dispositivos móveis e Desktop);
  • Número de pessoas que clicam no resultado SEO;
  • Faixa etária das pessoas que realizam pesquisas sobre essa Keyword;
  • Ideias de palavra-chave;
  • Ideias de conteúdo utilizando essa palavra-chave;
  • Custo por clique.

Quais são os 3 tipos de busca no Google?

O Google busca atender as necessidades dos seus usuários, ou seja, no momento em que alguém faz uma pesquisa sobre um tema, o buscador vai oferecer para essa pessoa os resultados mais adequados para ele.

Se você está em busca de potencializar o seu tráfego orgânico com as estratégias de SEO, é preciso estar por dentro das necessidades dos seus possíveis clientes.

Dito isso, você vai precisar saber qual é a intenção do usuário e a partir daí criar estratégias e técnicas para conseguir atrair o seu público.

Para isso é preciso saber que há 3 tipos de buscas no Google, são elas:

Busca direta

Essa categoria é aquela onde você sabe qual site ou blog desejar acessar, ou seja, você já o conhece e teve uma experiência anterior com ele ou está indo por uma recomendação de amigos e não lembra qual é a URL do blog.

Nesse caso você vai jogar o nome do site ou blog na pesquisa do Google e esperar os resultados para acessá-lo.

Também funciona para quem prefere pesquisar o nome do site no navegador ao invés de ir direto pela URL, mesmo sabendo qual é.

Busca Informativa

Já essa categoria não é como a direta, onde você já abre o navegador sabe qual site/blog quer acessar.

Aqui você está procurando conteúdos sobre um determinado assunto, não sabe qual blog acessar e decide fazer uma pesquisa no Google esperando encontrar bons resultados.

Como o nome já diz, o usuário está buscando informações e o buscador, a partir das palavras que ele pesquisou, vai mostrar sites que falam sobre o assunto procurado.

É na busca informativa que o seu site se beneficia das estratégias do SEO, pois a medida que o seu negócio for expandindo e ficando mais bem posicionado nos resultados, mais fácil o usuário vai te achar.

Se isso acontecer, agora você vai partir para a conquista do cliente com os seus conteúdos bem produzidos e inovadores.

Busca Comercial

Com as compras online se tornando cada vez mais populares, especialmente em época de pandemia, a busca comercial aumentou significativamente em 2020.

Essa é a busca onde o usuário planeja fazer uma compra virtual e ele irá navegar por lojas online ou procurar o produto diretamente. No Google, a ferramenta Google Shopping é a principal responsável pelo resultado de anúncio de produtos de lojas virtuais .

A expectativa para 2022 é que essa forma de transação financeira se consolide de vez, uma vez que se tornou tão popular no ano atual.

Se você possui uma loja virtual, as técnicas de SEO são imprescindíveis para os seus produtos conseguirem uma boa visibilidade e consequentemente seu fluxo de compras aumentar exponencialmente.

A Palavra-Chave principal

Embora a prática de utilizar Keyword secundária não seja adotada por muitos sites, ela ainda é importante para a sua estratégia.

Entretanto, a palavra-chave principal é a peça de maior valor na construção do seu conteúdo.

No Marketing digital há algo chamado volume de busca, e a palavra-chave principal se torna tão poderosa exatamente por esse volume.

Ela será uma das principais responsáveis por influenciar a sua ascensão de posicionamento nos resultados das pesquisas.

SEO sem conteúdo não vai fazer muito efeito

Embora o texto tenha focado na importância das estratégias da metodologia de otimização, elas não vão ajudar muito se o seu conteúdo não tiver qualidade.

Isso acontece porque embora o seu site consiga melhorar o posicionamento e aparecer para possíveis clientes, um mau conteúdo não vai conquistá-los.

Por isso é importante que você tenha um bom conhecimento sobre o produto ou assunto que está trabalhando, pois facilitará na criação de conteúdos de qualidade.

Lembre-se sempre de buscar inovação, pense fora da caixa e busque formas de desenvolver materiais que os seus concorrentes nunca pensaram.

Nada é melhor do que conseguir atrair o cliente e conquistá-lo com um conteúdo excelente, que vai agregar valor à vida daquela pessoa.

Feito isso o seu site vai entrar nas recomendações que ele vai fazer para amigos e colegas próximos.

Conclusão

Caso você seja um iniciante no mundo do marketing digital e esteja começando um site ou blog, saber quais são as estratégias eficazes de SEO é imprescindível para conseguir desenvolver o seu negócio.

Essas estratégias são comprovadamente eficientes e já ajudaram pessoas a alcançar um bom faturamento e o sucesso.

Nunca tinha ouvido falar sobre a ferramenta de otimização de resultados? Não deixe de utilizá-la no seu site/blog!

Quer conhecer mais conteúdos relacionados a SEO e Estratégias de Posicionamento? Confira nossos posts sobre temas.

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Dowglas Ferreira

Dowglas Ferreira

Fundador da Agência Infor SEO, Empresa Especializada em Marketing Digital. Empreendedor Digital, Especialista em SEO e Posicionamento na Internet.

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