fbpx
Como Criar um blog profissional

Hoje você vai aprender a como criar um blog, para que possa utilizá-lo como forma de gerar renda.

Um blog é uma local na internet onde as pessoas costumam utilizar para escrita pessoal ou para ganhar dinheiro online.

Entretanto, você pode faturar mesmo escrevendo coisas pessoais, como compartilhar experiências de viagens, por exemplo.

Esse espaço virtual se popularizou em meados dos anos 2000, e nunca saiu de moda, mesmo com o surgimento das redes sociais.

Ele é muito utilizado pela possibilidade de você usá-lo para falar sobre os mais diversos assuntos, e personalizá-lo ao seu próprio gosto.

Outro aspecto positivo é que você não precisa ser entendido de informática para saber como criar um blog, visto que há modelos já disponibilizados em algumas plataformas.

Como o intuito aqui é criar um blog para ser usado como fonte de renda, você precisa aprender a criá-lo e personalizá-lo de uma forma que represente a sua marca.

A personalização é uma chave para o sucesso, pois além do conteúdo, o lado estético faz muita diferença para conquistar o público.

Afinal, ninguém vai utilizar um blog que não seja fácil de navegar, que seja desorganizado e que demore a carregar.

Confira a seguir o passo a passo para a criação do seu espaço virtual para utilizá-lo profissionalmente.

Passo a passo de como criar um blog profissional

Se você quer saber como criar um blog, basta seguir as dicas que iremos oferecer mais à frente.

Embora não seja um trabalho fácil, se você estiver realmente dedicado, vai valer a pena.

Criar um blog profissional vai exigir muita dedicação da sua parte, comprometimento e paciência, pois os resultados não virão da noite para o dia.

Defina o assunto que será falado

O primeiro passo é saber qual será o assunto abordado no seu espaço virtual. Muitas pessoas já começam sabendo qual será o tema falado, mas caso não seja o seu caso, não pule esse tópico.

O ideal é que um blogueiro fale sobre algo que ele entenda, um assunto que seja da sua área de conhecimento.

Não é necessário que você seja diplomado por Universidades ou cursos técnicos, ou tenha qualquer formação, basta que você entenda do assunto.

Veja um exemplo: um universitário formado em nutrição decide começar um blog sobre viagens, mesmo que não seja a sua área de formação, ele dedica sua vida a viajar, logo tem autoridade para escrever sobre.

Agora se o seu objetivo for comercializar algum produto, é importante falar de temas que tenham relação com o produto.

Aborde conteúdos que valorizem e expliquem os benefícios do seu produto, uma propaganda indireta, sem tentar vender a mercadoria diretamente, pois normalmente isso acaba tendo o efeito oposto.

Definir um público-alvo é essencial, pois escrever sem direcionamento para um público específico vai tornar o seu blog uma bagunça. Ao definir para quem você está falando, ficará mais fácil selecionar uma plateia mais qualificada para consumir.

Se você gosta de um assunto que tem pouca visibilidade, faça pesquisas e estude para saber qual a maneira de atrair mais atenção, fazer o seu produto ser mais desejado e aplique isso no seu blog.

Confira a seguir mais dicas de como criar um blog profissional.

Defina um nome para o seu espaço virtual

O segundo passo para saber como criar um blog é definir o nome para o seu negócio.

O nome é a face do blog, com ele o seu espaço terá identidade e corpo.

A dica é que ele facilite a associação sobre o assunto que você irá falar.

Por exemplo, digamos que o seu blog seja sobre literatura, você precisa criar um nome que seja associado a isso, tal como “Eu amo livros” ou “Literatura é vida”.

Os exemplos acima são diferenciados e irão chamar a atenção do consumidor que está buscando algo sobre o tema que você aborda.

Agora evite utilizar nomes genéricos, pois você estará entrando em um campo de concorrência ainda maior.

O ideal é algo que remeta ao tema abordado, mas que tenha o toque de inovação, de diferente.

É comum que essa parte às vezes tome um pouco de tempo para o blogueiro, visto que o nome tem um papel tão fundamental na vida do blog.

Entretanto, após definir o nome é indicado que você compre o seu domínio, veremos o porquê mais a frente.

Compre um domínio

É totalmente possível ter um blog sem comprar um domínio, e há sites próprios para a criação de espaços virtuais sem domínio próprio.

Entretanto, obter um para você é essencial se o seu intuito é criar um blog profissional.

Comprar um domínio vai evitar que outras pessoas o utilizem em seus blogs, tornando-o todo seu.

Outro aspecto importante é passar a imagem de confiabilidade e segurança.

Um blog sem domínio não inspira muita segurança ou confiança no consumidor, mesmo que o blogueiro seja honesto e não haja de má-fé.

Porém, se você comercializa produtos, deve saber que fazer compras online é um processo delicado e que nem todos confiam.

Comprar um domínio irá passar a imagem de autenticidade, autoridade e você o terá só pra si.

O ideal é que você opte por domínios com o final “.com.br”, pois passará maior identificação com o público do país.

Entretanto, caso não consiga, sempre há a possibilidade de utilizar apenas o final “.com”, opção ideal para quem almeja expandir o blog para além das fronteiras.

Caso você queira identificar o local onde reside e atua, é possível acrescentar o prefixo da sua localidade no seu domínio.

Porém, essa modalidade é para quem realmente busca maior especificidade no blog.

Agora vamos ao passo a passo de como registrar o domínio com o final “.br”, confira:

  1. Acesse o site https://registro.br/ ;
  2. Busque o nome do domínio que você quer, para saber se ele já não é utilizado;
  3. Selecione a opção Registrar;
  4. Insira o seu CPF ou CNPJ;
  5. Preencha os campos que pedem os dados do administrador do domínio, lembre-se de salvar os dados e informar corretamente, pois caso seja necessário recuperar conta, é preciso inserir exatamente os mesmos dados;
  6. Leia e aceite os termos de uso;
  7. Por fim, basta escolher o plano que mais lhe convém e informe os dados de pagamento.

Servidor gratuito ou Servidor de hospedagem?

A sua página vai ao ar por causa do servidor de hospedagem, pois é a empresa que irá permitir que o seu blog esteja na internet com todas as suas funções.

Você pode optar por algumas empresas de hospedagem, tais como a Hostinger, por exemplo.

Apesar da indicação e da empresa ser uma gigante no mercado, há outras opções disponíveis, a escolha é sua.

Lembre-se de escolher um serviço que seja compatível com o WordPress (falaremos dele mais à frente).

Uma dica de ouro é você apostar nos servidores no Brasil, que apesar do preço mais salgado, são mais eficazes em termos de conexão que os estrangeiros.

Agora se você não tem capital suficiente para investir nesse começo, é possível ter o seu blog através de opções gratuitas do WordPress, tumblr ou blogger.

É importante deixar claro que há desvantagens, tais como:

  • Não há possibilidade de você escolher o nome do seu domínio – Ao optar pelo blog gratuito você não tem tanto liberdade quanto em um pago, um exemplo disso é a não possibilidade de escolher o nome do próprio domínio. A URL será composta pelo nome da plataforma em que a sua página se encontra hospedada.
  • Sem cadastro no Google Adsense – Se você deseja ganhar dinheiro com o blog, é necessário se registrar no Google Adsense, porém, a opção gratuita não permite esse cadastro.
  • O seu blog tecnicamente não é seu – É, uma das maiores desvantagens talvez seja essa, embora você seja o criador e usuário, o blog não te pertence. Não há estabilidade, a sua página vai estar hospedada no servidor de alguém que não te deve satisfação, e pode simplesmente apagar seu blog na hora que quiser.
  • É pouco profissional – Essa desvantagem já foi mencionada antes, mas ressaltando que ao optar pelo blog gratuito, você estará passando uma imagem de amadorismo. Os consumidores não terão confiança ou segurança para realizar ações na sua página.

Comece a postar

No passo a passo de como criar um blog, a chamada para você fazer a primeira postagem sempre estará presente. Afinal, o conteúdo é a peça chave para a sua página.

Dito isso, você pode optar por escrever no Word e depois passar para a área de postagem ou pode escrever no próprio WordPress, ou plataforma de sua escolha.

Lembre-se de utilizar títulos que tenham boas chamadas, essa é uma dica fundamental.

Ninguém vai abrir o conteúdo e começar a ler assim do nada, primeiro o leitor vai ver o título e passar os olhos pelo básico do texto, rapidamente, para saber se aquele conteúdo vale a pena ou não.

Lembre-se de fazer o uso correto do SEO, atente-se aos erros de português e preferencialmente insira imagens para ajudar na chamada!

Como criar um blog no WordPress e por que utilizá-lo?

O nome WordPress já apareceu algumas vezes no texto, e com certeza você já deve ter ouvido falar dele em algum momento.

A plataforma é um sistema de gerenciamento de conteúdo ou CMS (Content System Management).

É através desse sistema que você poderá criar sua página, editá-la da maneira que quiser, inserir ferramentas, moldar a estética de forma que seja atraente ao seu público.

O WordPress é o maior sistema de gerenciamento de conteúdo que existe e é responsável por 28% de todos os sites que existem na internet. Muita coisa, não é?

A plataforma se tornou tão popular pela sua praticidade, simplicidade e incontáveis ferramentas para a edição de páginas.

É bastante intuitivo, mesmo alguém inexperiente não costuma ter dificuldades para utilizar o sistema.

O sistema de gerenciamento também possui outras vantagens, por exemplo:

  • O WordPress não serve apenas para criação de blogs – Na plataforma você pode criar Websites de negócios, portfólios, fóruns, sites eCommerce, salas de bate papo, anúncios de empregos, diretórios de empresas, entre várias outras opções.
  • Suporta vários tipos de mídia – A variedade de formatos que a plataforma aceita é absurda, vai de “.pdf” até “.ogg”.
  • É intuitivo e fácil de navegar – Já dito anteriormente, a plataforma é bem simples, e até o mais inexperiente blogueiro pode aprender rapidamente como navegar pelo WordPress.

Passo a Passo Instalar o WordPress na Hospedagem

Temas incríveis para o WordPress

Quando se trata da estética do seu blog você não pode economizar, afinal é uma parte essencial da atração ao público.

Ninguém quer acessar uma página com um tema qualquer, sem nada que chame atenção e ainda por cima não seja prático para navegar.

Ao escolher um tema para o seu blog você precisa ter em mente que ele deve preencher 3 requisitos:

  • Ser rápido – Nada irrita mais um possível cliente do que acessar um site que demora a carregar, é quase certo que ele irá desistir e procurar um que carregue mais rapidamente. Por isso é sempre bom testar alguns temas e analisar a velocidade de carregamento deles.
  • Ser responsivo – Um site responsivo é aquele capaz de adaptar o tamanho da sua página para o aparelho que quem navega está utilizando. Isso é importante porque com os smartphones, o número de acessos a blogs pelo celular é enorme, e se o site não for responsivo, dificulta a permanência do possível cliente.
  • Ser simples – Um blog com a capacidade de leitura sem muitas distrações e fácil de navegar agrada os leitores. Por isso evite encher o site com muitas coisas e deixar confuso para o leitor, pois isso torna a experiência dele improdutiva.

Dito isso, há dois temas incríveis para WordPress que você pode utilizar, confira abaixo.

Avenger

Elegância é a melhor palavra para descrever o tema Avenger, basta uma olhada no seu layout para pensar o mesmo.

Oferece a possibilidade de criar uma galeria contendo os últimos artigos que você postou, também funciona assim com produtos.

É possível oferecer também um Pop-up de saída com ofertas irresistíveis para os clientes.

Um elemento que chama atenção são os links de compartilhamento no início e no final do tema, facilitando a vida de quem quer indicar o artigo ou produto para um amigo.

Épico

Simples e prático, permite que você crie conteúdo com facilidade, pois oferece várias ferramentas de suporte.

Outra vantagem é que ao comprar o tema, você poderá ter 1 ano de acesso ao suporte técnico e às atualizações frequentes para os seus produtos.

 O Tema Épico possui layout responsivo e que é ideal para ler no computador, celular ou tablet.

Também oferece um painel para visualizar suas alterações em tempo real.

Possui mais de 650 ícones de alta resolução, é equipado com botões de compartilhamento nas redes sociais.

Oferece integração nativa com alguns dos principais plugins gratuitos do WordPress.

Por fim, o leitor poderá utilizar o modo zen, que é uma leitura concentrada, o tema oferece um botão para que o leitor possa remover elementos que causam distrações.

Saiba mais sobre a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados)

Ao buscar conhecer formas de como criar um blog, você precisa também conhecer mais sobre essa lei.

O Artigo 1º da lei diz que:

“Esta Lei dispõe sobre o tratamento de dados pessoais, inclusive nos meios digitais, por pessoa natural ou por pessoa jurídica de direito público ou privado, com o objetivo de proteger os direitos fundamentais de liberdade e de privacidade e o livre desenvolvimento da personalidade da pessoa natural”.

A lei estabelece regras sobre coleta, armazenamento, tratamento e compartilhamento de dados pessoais.

Entende-se por dados pessoais, segundo a lei, qualquer que seja a informação que esteja relacionada à pessoa natural identificada ou identificável.

Já quanto ao “tratamento de dados”, se enquadra toda operação que for realizada com dados pessoais, e estas se referem à coleta, classificação, utilização, acesso, reprodução, processamento, armazenamento, eliminação, controle da informação, entre outros.

Talvez você esteja se perguntando como essa lei afeta um blogueiro, veja bem, a lei tem impacto direto nas estratégias de marketing digital.

Ela serve para impedir o marketing negativo, ou seja, estratégias “sujas” que empresas utilizavam para atrair clientes, a partir dos dados que elas coletavam dos mesmos.

Um exemplo disso era a coleta irregular dos dados de um lead, sem o consentimento dele, o que é uma enorme quebra de privacidade.

Por isso, ao pensar e construir as suas estratégias de marketing, se atente ao que diz essa lei, para assim evitar problemas judiciais.

Para estar de acordo com a lei, você precisará de um plugin, que se apresenta em 2 cenários distintos:

  • Plugins LGPD Free: Não atendem a lei por completo, estão longe disso e podem te deixar na mão.
  • Plugins LGPD Pagos: Em sua maioria atendem a lei Brasileira, são ferramentas oriundas de empresas na Europa, já que a LGPD foi inspirada na GDPR (General Data Protection Regulation) da União Europeia, mas custam caro, são pagas mensalmente e em Dolar ou Euro.

O Cenário realmente muda quanto a um Blog/Site em WordPress, pois terá a chance de com um pagamento único em nossa moeda local e custo baixíssimo estar de acordo com LGDP.

Em outras palavras, você estará 100% dentro da Lei em Pouco Minutos com o Plugin WP RGPD PRO, clique e conheça agora.

Conclusão

A busca por um passo a passo ensinando a como criar um blog profissional é grande e se você leu o artigo até aqui, significa que está realmente interessado.

Como visto no texto, a criação de uma página vai exigir muito de você, por isso mantenha o foco nos seus objetivos e não se deixe abalar pela dificuldade.

É possível sim transformar o blog em sua fonte de renda e se você seguir as nossas dicas conciliando sua criatividade e sua capacidade de inovar, o sucesso do seu blog vai bater na sua porta logo logo.

Ainda não começou o processo de criação da sua página? O que está esperando? Mostre ao mundo do que você é capaz!

Para ler mais conteúdos relacionados, não deixe de conferir pautas digitais com dicas sobre negócios e empreendedorismo digital.

Dowglas Ferreira

Dowglas Ferreira

Fundador da Agência Infor SEO, Empresa Especializada em Marketing Digital. Empreendedor Digital, Especialista em SEO e Posicionamento na Internet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe este Post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp

Quer ter Sucesso em seu negócio online?

Cadastre-se e Receba Gratuitamente em Seu e-mail dicas de Marketing Digital que vão ajudar a alavanar o seu Negócio OnLine, receba também o nosso e-book com o passo a passo para criar sua primeira campanha no facebook

Explore ainda mais nossos artigos

Deseja impulsionar o seu negócio OnLine?

Conheça as ferramentas que nós utilizamos e os treinamentos que nós Recomendamos.

CTA post
Nosso site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Criado por WP RGPD Pro

NÃO VÁ AGORA😬!

Fique por dentro das novidades do Marketing Digital, tendências e oportunidades de negócio. Baixe de graça o E-Book Guia completo para criar sua primeira campanha no Facebook!
Inscreva-se e receba o nosso e-book com o passo a passo para criar sua primeira campanha no facebook e no instagram
Telegram
Telegram