fbpx
Como Trabalhar com Marketing Digital em 2021

Com o ano apenas começando, você deve começar a pensar em como trabalhar com marketing digital em 2021, já se preparando para começar o ano com um bom planejamento.

A área de marketing digital é sensacional para se trabalhar, isso porque está em constante mudança e sempre atualizando suas modalidades.

Você nunca fica preso naquela mesmice que boa parte dos empregos tem, e nessa área você sempre vai ficar em processo de renovação e aprendizado.

Este texto é para quem deseja trabalhar com marketing digital, mas ainda não tem ideia de por onde começar.

Não se preocupe, aqui você vai aprender de forma detalhada quais as modalidades para se trabalhar nessa área.

Outra vantagem é que você tem um amplo campo de escolhas para se trabalhar com o marketing digital.

Essa área é bastante diversificada e oferece várias opções de atuação para você empregar bem as suas habilidades.

Confira o texto até o fim para descobrir boas dicas e ter um bom faturamento em 2021.

Como trabalhar com Marketing digital?

Por possuir uma grande variedade de modalidades de atuação, a área de marketing digital facilita muito a vida de quem deseja trabalhar nela.

Confira algumas das possibilidades de atuação para assim saber qual a que você mais se identifica.

Gerenciador de mídias sociais

Uma das opções mais requisitadas por grandes empresas é a de gerenciamento de mídias sociais.

As grandes companhias estão presente em redes como Facebook, Instagram, Youtube, entre outras e precisam de um profissional que vá fazer esse gerenciamento para divulgar a marca.

O trabalho desse profissional vai ser utilizar estratégias de marketing para atrair público, divulgar a marca, ganhar sempre mais visibilidade e conseguir conversões.

Uma ótima ferramenta para quem gerencia ou quer se tornar um gerenciador de mídias sociais é a MLabs, clique aqui e conheça.

E para começar a se destacar da concorrência, criando conteúdos incríveis para suas mídias sociais, não deixe de conhecer o Canvas para Negócios.

E-commerce

Atualmente é uma opção muito mais viável do que montar uma loja física.

Além de estar em ascensão devido às mudanças nas relações comerciais, ou seja, as pessoas estão comprando cada vez mais pela internet, o e-commerce é infinitamente mais prático.

Toda a complicação e burocracia que você enfrenta para abrir uma loja física, como precisar de um bom capital, aluguel de espaço, documentação, não são necessárias na loja virtual.

Você pode apenas trabalhar em casa e deixar sua vitrine de produtos online 24 horas por dia.

Outra vantagem é o alcance que a sua marca terá, pois na internet sua visibilidade aumenta exponencialmente.

E por último, você nem precisa gastar tanto para começar uma loja virtual! O investimento inicial não pesa nada no bolso.

Produtor digital

Uma das peças essenciais do marketing de afiliados, o produtor digital é uma ótima opção se você busca saber como trabalhar com marketing digital.

O motivo é o seguinte: se você tem um amplo conhecimento sobre um determinado assunto, é possível comercializar esse conhecimento através de um e-book, vídeo aulas ou mesmo um curso.

Digamos que você tenha conhecimento aprofundado em matemática, por exemplo, você pode estruturar um curso com o seu método de ensino e vender na internet.

Nem é necessário ter um diploma universitário para isso, desde que você realmente domine o tema.

Uma dica é que você explore sua versatilidade, ou seja, busque dominar o maior número de formatos possíveis para abranger uma área maior de alcance na internet.

Especialista em SEO

Uma escolha cada vez mais popular de como trabalhar com marketing digital é se tornar um especialista em SEO.

SEO ou Search Engine Optimization, é o conjunto de técnicas de otimização de pesquisa com foco nos buscadores. (Google, Yahoo, Bing).

Basicamente, você vai aplicar técnicas e métodos para melhorar o posicionamento de um site nos resultados orgânicos dos buscadores.

A elaboração de estratégias para que o site ou blog apareça nos resultados das pesquisas, é essencial para o sucesso de um negócio.

Por isso o especialista em SEO é cada vez mais requisitado entre as empresas.

E-mail Marketing

O e-mail marketing é uma das estratégias mais antigas e adotadas na área de marketing digital, embora algumas pessoas o consideram ultrapassado, isso está longe da realidade.

Se você quer saber como trabalhar com marketing digital, é preciso entender também como usar o e-mail marketing de uma forma eficiente.

Estima-se que cerca de 77% das empresas adotam essa estratégia para atrair e conquistar novos clientes.

A demanda é alta e você tem uma retribuição financeira boa ao utilizar o e-mail marketing

Uma das ferramentas mais utilizadas para trabalhos com e-mail marketing é a Buiderall, que é sem dúvida a mais completa ferramenta de Automação de Marketing Digital da Atualidade.

Crie uma agência de marketing digital

Uma das modalidades de como trabalhar com marketing digital é optar pela fundação de uma agência própria.

Em outras palavras, você vai ser um empreendedor digital.

Dessa forma você vai ganhar clientes, no caso empresas ou outros empreendedores e tomar como sua responsabilidade o marketing delas.

Claro que essa opção exige que você tenha parceiros, por isso busque montar um time de qualidade e eficiente para ter uma agência de sucesso.

Trabalhe como Afiliado digital

Já falamos anteriormente de marketing de afiliados, que é uma das formas de ganhar dinheiro na internet.

O mercado de afiliados vai entrar quente em 2021, pois essa modalidade só cresce a cada dia e cada vez mais produtores e afiliados surgem em busca de faturar.

A produção do conteúdo ou produto fica por conta do infoprodutor, o outro lado da relação fica por conta do afiliado.

Este fica responsável pela divulgação do produto, visando conseguir vendas para assim ganhar uma comissão em cima de cada venda.

O afiliado precisa ter uma boa estratégia de marketing para conseguir mais visibilidade, fazer o produto aparecer na internet e consequentemente conseguir vender mais.

Ele vai fazer essa divulgação utilizando os canais online que possuem maior presença de possíveis compradores, tais como redes sociais, sites, blogs ou anúncios pagos.

Ao se cadastrar como afiliado, você tem acesso a um link de encaminhamento para o site da venda e usará ele na sua campanha de divulgação.

É a partir desse link que o consumidor vai conseguir fazer a compra e a plataforma de afiliados vai poder identificar que a compra foi realizada a partir do seu link.

Um ótimo curso para quem quer se tornar um afiliado e não sabe por onde começar é o Método Resultado, é um passo a passo para ter resultado como afiliado, podemos destacar também o Curso Net Milionário, que dentre outras coisas ensinam como ser afiliado usando como exemplo os produtos que eles indicam.

Crie um blog e ganhe dinheiro com a escrita

Um blog é uma ferramenta se você deseja saber como ganhar dinheiro com marketing digital.

O interessante de criar um blog é que ele não sai de moda, embora há anos seja utilizado na internet, ele nunca perdeu o apelo.

Você pode utilizar esse espaço virtual para inúmeras coisas, uma das mais populares é usá-lo para compartilhar experiências.

Por exemplo, digamos que uma pessoa tenha o hábito de viajar e tem uma boa carga de experiência nisso, ela pode ajudar outros contando em um blog detalhes da viagem.

Você pode utilizar o blog como um canal de notícias, para vender produtos, para humor, basicamente qualquer coisa.

Para conseguir monetizar esse blog você pode se registrar no google adsense, e faturar com o tráfego orgânico.

Para isso é preciso utilizar técnicas de SEO para melhorar o rankeamento da sua página, além de ter um conteúdo de qualidade e que vá agregar valor à vida do leitor.

Há a possibilidade de criar conteúdo patrocinado, trocar parcerias com outros blogueiros, entre outras formas de faturar com um blog.

Com o Curso FNO você vai aprender tudo que precisa para criar um blog e ainda ter acesso ao curso mais completo da internet.

Crie um canal no Youtube e ganhe dinheiro sendo Youtuber

Essa é para quem não tem vergonha em frente às câmeras.

O Youtube é a maior plataforma de vídeos da internet, e é comum ver pessoas que faturam uma grana boa atuando como Youtubers.

Há várias possibilidades se você tiver um bom número de inscritos e já possuir um público que consome seus vídeos com frequência.

Você pode abrir seu canal para que empresas façam divulgações e propagandas, faturando em cima dos cliques a partir do link disponibilizado em seu canal.

Normalmente os Youtubers costumam fazer divulgação de produtos ou de marcas de grandes empresas em troca de um cachê respeitável.

O bom da plataforma é a diversidade e o enorme número de possibilidades que você tem para trabalhar e ganhar dinheiro na internet.

Atue como consultor de marketing digital

Um dos caminhos de como ganhar dinheiro com marketing digital, é atuar como consultor para empresas.

Em resumo, se você tem conhecimento em marketing digital para conseguir alavancar os negócios de uma empresa, use isso a seu favor.

Nessa modalidade você vai compartilhar esse conhecimento com gestores de empresas para ensiná-los estratégias para otimização dos negócios.

Uma grande vantagem dessa opção é que a área de marketing é muito diversificada, logo há inúmeras opções para você aprofundar seus conhecimentos e trabalhar como consultor.

Quais são os conhecimentos necessários para trabalhar com marketing digital?

Embora seja uma área que facilite bastante a vida de quem deseja trabalhar nela, ainda há alguns conhecimentos que são necessários para atuar nesse mercado do marketing digital.

Alguns dessas habilidades e conhecimentos são coisas que você pode desenvolver com esforço, estudo e prática.

Então caso você veja algo que acha que não consegue ou não sabe, não se desespere, é possível sim adquirir alguns dessas habilidades.

Confira abaixo a lista do que é necessário para trabalhar com marketing digital.

Ter um bom conhecimento do mundo digital

Talvez essa seja a mais óbvia das habilidades de como trabalhar com marketing digital.

Entretanto, nem todo mundo que deseja trabalhar nessa área, tem um bom conhecimento do mundo virtual.

Não falamos aqui apenas de conhecimento sobre quais são as estratégias eficazes para faturar ou alavancar os negócios, mas sim de uma forma mais geral.

Por exemplo, você precisa ter conhecimento sobre o que está bombando na web, quais os memes do momento, quais as novidades tecnológicas, etc.

Saber dessas coisas te faz entender melhor a cabeça dos possíveis clientes, do que eles gostam, qual o perfil que atende as necessidades deles, entre outros.

Especialmente se você for atuar com vendas e campanhas virtuais para ganhar mais visibilidade.

Habilidade de se adaptar de forma rápida

Já foi mencionado anteriormente que a área do marketing digital muda constantemente.

É normal que novas ferramentas, estratégias, conceitos, surjam às vezes até da noite pro dia.

Essa grande capacidade de inovação exige que quem trabalha na área saiba se adaptar às mudanças.

 Você pode muito bem dominar um conceito utilizado na área e no outro dia ele já estar ultrapassado, exigindo que você conheça o novo conceito que surgiu.

Essa agilidade em se adaptar é essencial para trabalhar com marketing digital.

Se você não buscar desenvolver essa capacidade, pode ter consequências desastrosas para a sua carreira na área.

Adaptação é tudo!

Ter um pensamento analítico

Nas buscas de como trabalhar com marketing digital, poucos se referem a essa habilidade, a capacidade de ter um pensamento analítico.

Quase todo mundo que fala da área e das modalidades dela, focam em criatividade, inovação, e com razão, pois são habilidades necessárias.

Entretanto o pensamento analítico é tão importante quanto as capacidades citadas acima.

Conseguir analisar as estratégias, a atitude e ações da empresa, analisar métrica e extrair insights, é essencial para ter uma carreira de sucesso no marketing digital.

Embora quem fala dessa área costume ignorar essa habilidade, você não pode. Caso não a possua e queira trabalhar com marketing digital, faça o possível para desenvolvê-la.

Pensamento criativo

O pensamento criativo, assim como o analítico, é essencial para quem deseja trabalhar na área de marketing.

Se o seu papel é desenvolver campanhas para atrair o seu público, o diferencial vai te deixar em vantagem em relação à concorrência.

Ser criativo vai fazer toda a diferença nas suas campanhas, vai te tirar da mesmice que todos costumam seguir.

Além disso, a capacidade de ser criativo vai ser um passo a mais para o seu sucesso, pois a criatividade te permite pensar em soluções eficazes para situações difíceis.

Como você já sabe a inovação é uma das rodas do carro de marketing digital, e ser criativo te permite ter um pensamento inovador.

Ter domínio sobre os principais conceitos de marketing digital

Mesmo que você seja um iniciante procurando saber como trabalhar com o marketing digital, é sempre bom investir em um curso básico para conhecer os principais conceitos.

Embora a área ofereça oportunidade para quem é leigo no assunto, é sempre bom adquirir pelo menos uma base inicial.

No próprio site da Sebrae você pode encontrar cursos introdutórios gratuitos para começar a atuar na área com mais segurança.

Não é sequer necessário ser um curso, em muitos sites você pode encontrar publicações falando desses temas iniciais.

Saber trabalhar em equipe

Embora você possa trabalhar sozinho na área, em muitas modalidades do marketing é preciso trabalhar com outras pessoas.

Por isso o espírito de equipe é essencial para um bom rendimento.

Elimine a necessidade de estar no controle comandando tudo, escute os seus colegas, saiba ouvir críticas e o mais importante, tire algum aprendizado das críticas.

Ter essa postura vai criar um ambiente confortável para o time, além de gerar uma melhor comunicação e produtividade.

Quais as ferramentas necessárias para começar a trabalhar com marketing digital?

Acima foi mencionado que um conhecimento, mesmo que básico, sobre marketing digital vai fazer toda a diferença no seu trabalho.

Dito isso, há algumas ferramentas essenciais para começar com o pé esquerdo e com mais segurança a trabalhar nessa área.

Livros, e-books, blogs/sites sobre marketing

Há incontáveis blogs/sites que abordam a temática de como trabalhar com marketing digital.

Além deles, que vão explicar o passo a passo para um iniciante que ainda não tem nada de conhecimento na área, há e-books para ajudar.

Você pode encontrar livros falando sobre o tema em qualquer lugar, basta uma pesquisa rápida no Google.

Entretanto, se atente à qualidade do livro, para não começar utilizando estratégias erradas de marketing.

Cursos sobre marketing

Os cursos também são bem populares e imprescindíveis entre os que querem saber como trabalhar com marketing digital.

É possível adquirir cursos introdutórios por preços baixos na internet e cheios de dicas importantes como o Net Milionário e até cursos completos como o FNO – Fórmula Negócio OnLine que tem um excelente custo benefício.

Assim como os livros, os cursos em vídeo aula devem ser cursos de qualidade comprovada, o ideal é consultar as avaliações que foram feitas sobre os produtos antes de investir.

Sites com ofertas de vagas

Os sites que divulgam vagas para trabalhar com marketing digital são para aqueles que leram, fizeram cursos de Marketing Digital e se sentem prontos para começar!

Se for o seu caso, se você estiver confiante o suficiente para dar o pontapé inicial na sua carreira, vá fundo, não hesite.

Lembre-se que a experiência é tudo, a medida que você for trabalhando mais na área, mais conhecimento você vai adquirir e também habilidades para alcançar o sucesso atuando na área.

O marketing digital oferece muitas oportunidades para você crescer e desenvolver uma carreira de sucesso, não deixe essa chance passar.

Conclusão

Saber como trabalhar com marketing digital é imprescindível nos dias atuais.

A demanda para empregos nessa área é enorme e ela só cresce a cada dia mais.

Você conheceu algumas técnicas, habilidades e conhecimentos necessário para trabalhar com marketing digital em 2021.

Tenha em mente que no próximo ano essa área vai estar ainda maior e exigindo mais demanda de profissionais.

Por que não começar hoje o que pode ser uma carreira estratosférica?

Lembre-se de que por mais que a área ofereça facilidades e benefícios, é preciso esforço, estudo, dedicação e comprometimento!

Gostou do texto, quer se aprofundar ainda mais no tema? Confira nossas indicações de ferramentas e treinamentos para quem quer se aprofundar em Marketing Digital.

Nome
Comentário
Dowglas Ferreira

Dowglas Ferreira

Fundador da Agência Infor SEO, Empresa Especializada em Marketing Digital. Empreendedor Digital, Especialista em SEO e Posicionamento na Internet.

Compartilhe este Post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp

Quer ter Sucesso em seu negócio online?

Cadastre-se e Receba Gratuitamente em Seu e-mail dicas de Marketing Digital que vão ajudar a alavanar o seu Negócio OnLine, receba também o nosso e-book com o passo a passo para criar sua primeira campanha no facebook

Explore ainda mais nossos artigos

Deseja impulsionar o seu negócio OnLine?

Conheça as ferramentas que nós utilizamos e os treinamentos que nós Recomendamos.

CTA post

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Nosso site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação.
Criado por WP RGPD Pro

NÃO VÁ AGORA😬!

Fique por dentro das novidades do Marketing Digital, tendências e oportunidades de negócio. Baixe de graça o E-Book Guia completo para criar sua primeira campanha no Facebook!
Inscreva-se e receba o nosso e-book com o passo a passo para criar sua primeira campanha no facebook e no instagram
Telegram
Telegram