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Como Anunciar no You Tube

A publicação de vídeos é uma prática que tem crescido muito nos últimos anos e entender como anunciar no Youtube, o maior portal de vídeos do mundo, pode proporcionar grandes resultados aos empreendedores.

Além disso, este é o segundo maior site de buscas de todo o mundo, perdendo apenas para o seu proprietário Google, a tendência é que ele cresça ainda mais nos próximos anos.

E a gama de possibilidades por ele oferecida é imensa, ou seja, há espaço na plataforma para todos os anunciantes conseguirem o sucesso esperado.

Neste artigo iremos mostrar como anunciar no Youtube de modo a atingir os objetivos propostos, e fazer com que seu negócio cresça de maneira exponencial.

Então continue a leitura deste post e tenha acesso a todas essas informações!

Saiba o que é o Youtube ADS e porque ele é importante para suas vendas

O Youtube ADS é uma ferramenta disponibilizada pela própria plataforma de vídeos para que os empreendedores consigam levar seus conteúdos para audiências de diversos canais.

E esses anúncios acontecem dentro dos próprios vídeos publicados, como você provavelmente já deve ter notado, e estão disponíveis em diferentes formatos.

Atualmente o Youtube ADS pertence ao Google ADS. Portanto, para que você saiba como anunciar no Youtube é preciso ter uma conta da empresa, que pode ser feita gratuitamente e que permite a criação de campanhas.

E os anúncios são vinculados devido à uma integração entre as duas plataformas: Google ADS e Youtube ADS.

Anúncios no Youtube – veja como funciona

Fazer anúncios no Youtube ADS é uma atividade bastante simples e, como já mencionamos, basta ter uma Conta Google para acesso e criação das campanhas.

Será preciso também ter o vídeo que deseja veicular, definir que tipo de público pretende atingir com seu material, selecionar as melhores palavras-chave para trabalhar e determinar qual será o orçamento empregado.

Agora com relação aos formatos disponíveis, eles podem ser como um destaque na parte direita da tela, destinada aos vídeos sugeridos ou aparecer antes de cada exibição feita pelos usuários, como já conhecemos bem.

Anúncios no Youtube – conheça os custos

Essa é uma grande vantagem da rede em relação à outras mídias de divulgação, pois você só será cobrado por anúncios assistidos pelos usuários, que contiverem cliques ou um número maior do que 1000 visualizações.

Então, a cobrança somente será feita quando um usuário assistir o anúncio por completo. Caso ele pule após o período solicitado ou não realize a ação solicitada pelo anunciante, o custo será zero.

O Youtube disponibiliza duas diferentes maneiras de cobrança por interação: a CPV e a CPC. Veja mais sobre elas no próximo tópico.

CPV ou CPC – qual destas estratégias de lance deve ser usada?

Um outro passo importante para quem deseja descobrir como anunciar no Youtube, é entender o que são esses métodos de cobrança, para que a campanha ideal seja criada.

O CPV significa custo por visualização e o CPC significa custo por clique. Sabendo disso, você pode determinar qual será a melhor escolha, com base nos objetivos que deseja alcançar com sua campanha.

No caso do CPV, você consegue definir o valor máximo que irá pagar por cada visualização, assim como quanto será o gasto por dia em que a campanha permanecer veiculada. Essa é a opção ideal para quem deseja aumentar o volume de visualizações dos anúncios.

Já no CPC, a cobrança será mediante cada clique realizado no anúncio, e você também pode determinar em cada clique ou qual deverá ser o valor máximo diário.

Essa segunda opção é altamente recomendada para todos que desejam levar os usuários para finalizar a ação em outra página, perfil ou blog.

Colocando seus anúncios em vídeos do Youtube

Basicamente são três as maneiras de inserir anúncios nos vídeos do Youtube: através do Bumper ADS, do True View InsStream e do Trueview Video Discovery.

E caso você nunca tenha ouvido falar nestes nomes, ou queira saber mais sobre eles, veja os próximos tópicos.

Bumper ADS

Os Bumper ADS são aqueles anúncios mais curtos, que não permitem que o usuário os pule, caso queira interromper a visualização. Por esse motivo, a mensagem a ser transmitida deve ser curta e objetiva.

Eles têm como intuito aumentar o alcance ou identificação da marca e são cobrados apenas a cada 1000 visualizações.

Porém, apesar de ser uma opção com custo melhor para o empreendedor, deve ser usada com cautela, pois pode fazer com que o usuário se irrite, justamente por não conseguir pular o anúncio.

Neste caso, o efeito desejado seria o contrário, e a marca acabaria sendo prejudicada. Portanto, use-os com sabedoria.

True View In-Stream

Nesta modalidade, o usuário tem a possibilidade de pular o anúncio após cinco segundos de exibição. Por esse motivo, é uma das opções mais adequadas para a publicação dos anúncios.

E o pagamento será feito apenas quando o anúncio for exibido por completo ou quando o usuário realizar alguma das ações exigidas, não gerando nenhum custo para o anunciante quando o conteúdo for interrompido.

Nesta modalidade, é possível ainda que os anúncios sejam publicados antes, durante ou depois da exibição dos vídeos selecionados pelos usuários.

E por que é uma das melhores opções? Pelo fato de proporcionar liberdade de escolha ao cliente em potencial.

TrueView Video Discovery

Neste, os anúncios ficam posicionados de maneira estratégica, acima da lista de vídeos relacionados, e na opção mobile, podem aparecer tanto na página inicial quanto entre os resultados da pesquisa.

E o layout é uma miniatura do vídeo, acompanhada por uma descrição mais curta e um botão chamando o usuário para uma determinada ação (call to action).

E este modelo é bastante recomendado, caso você tenha interesse em construir um relacionamento ou confiança com seu público-alvo.

Anúncios no Youtube e a segmentação

Existem alguns passos ou definições que devem ser feitos durante a publicação de seus anúncios, para que eles cheguem até os usuários certos e faça o efeito que você espera.

Veja na lista a seguir como segmentar corretamente seus anúncios:

  • Rede de pesquisa ou vídeos: na rede de pesquisa, seus anúncios serão mostrados nos resultados das pesquisas de canais, páginas de vídeos ou página inicial. Já como vídeo, ele ficará na rede de display do Google, e para que faça das duas formas, crie duas campanhas diferentes;
  • Localização: nesta opção você delimita para quais regiões seus anúncios serão exibidos e, somente usuários pertencentes à que você escolheu, poderão assistir;
  • Dispositivos: aqui você é capaz de selecionar qual tipo de aparelho ou sistema operacional poderá acessar seus conteúdos. Muito útil para propagandas específicas de aplicativos e acessórios;
  • Perfil: este tem relação direta com o público-alvo e pode definir a exibição de acordo com idade, gênero, estado civil, interesses, etc.

Criando seu anúncio no Youtube

Bem, agora que você já obteve muitas informações sobre como anunciar no Youtube, é o momento de aprender como criar o anúncio propriamente dito.

Veja o passo-a-passo na lista a seguir:

Criar um canal: se você já tiver uma conta do Google poderá apenas completar seu cadastro no Youtube, caso contrário, poderá criar uma do zero. Lembre-se de inserir informações sobre sua empresa ou marca, temas e conteúdos que serão publicados;

  • Faça o upload de seu vídeo: você deve ter pelo menos um vídeo de apresentação para publicar ao criar a conta, a fim de exibir um conteúdo aos seus usuários. E preencha todas as informações solicitadas, como descrições, palavras-chave, título, etc.;
  • Vincule sua conta ao Youtube ADS: após confirmar seu canal, você precisará criar sua conta na plataforma ADS, caso já não a tenha. Siga todas as instruções fornecidas pelo sistema e preencha todos os dados solicitados;
  • Defina seu orçamento: não existe um valor específico, a plataforma é bastante flexível neste sentido. Portanto, faça um planejamento de gastos e marketing e veja o quanto será seu orçamento para este investimento e contrate o que for possível;
  • Faça a segmentação de seu público: faça a segmentação que já mencionamos e adicione palavras-chave, frases de busca, o tema correspondente ao que quer trabalhar, etc., tudo isso irá fazer com que seu conteúdo chegue até as pessoas certas;
  • Determine o destino do anúncio: aqui você determina para onde quer que os usuários que clicarem em seu anúncio sejam direcionados, o que pode ser para um canal, site, outro vídeo, etc., sempre considerando as estratégias e o caminho do usuário até a conversão.

Conclusão

Neste artigo mostramos tudo o que você precisa saber sobre como anunciar no Youtube, assim como o passo-a-passo para criar seu primeiro anúncio.

Considere que esta é uma plataforma existente para proporcionar novas oportunidades de alcance dos consumidores em potencial. Mas para que não perca dinheiro, é preciso saber criar vídeos criativos e utilizar os meios corretos para que eles cheguem até quem você deseja.

Além disso, é preciso estar sempre acompanhando os resultados por meio dos sistemas de mensuração disponibilizados pelo Youtube ADS, para identificar quais campanhas estão funcionando e quais precisam ser abolidas ou reformuladas.

Por mais que você falhe em suas primeiras tentativas, é fundamental acompanhar constantemente o andamento das campanhas, usando toda a sua criatividade, bom senso e fazendo a segmentação correta.

Assim, o sucesso poderá ser tão grande quanto o obtido em outras plataformas de anúncio.

E Se você quer aprender ainda mais sobre Anúncios no YouTube, conheça o PULO DO GATO e acompanhe nossos posts em Digital em Pauta.

Ficou com alguma dúvida ou deseja expor sua opinião sobre este assunto? Então nos envie seu comentário, ele é muito importante para nós!

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Dowglas Ferreira

Dowglas Ferreira

Fundador da Agência Infor SEO, Empresa Especializada em Marketing Digital. Empreendedor Digital, Especialista em SEO e Posicionamento na Internet.

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